X

Taka trai Paulo Serra, seu padrinho político no ABC

Candidato do MDB virou as costas para o prefeito de Santo André para abraçar rival de Paulo Serra, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando

Candidato do MDB à Prefeitura de Diadema, Taka Yamauchi traiu seu principal padrinho político no Grande ABC, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). O acordo firmado entre Taka e o ex-deputado Márcio da Farmácia (Podemos) passou por acerto também com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), desafeto declarado de Paulo Serra.

Depois de perder a eleição de 2020, Taka se alinhou a Orlando Morando, tanto que foi indicado pelo prefeito são-bernardense para trabalhar como consultor em duas empresas nas quais Morando tem bom trânsito: a Next Mobilidade e a Construtora Cappellano. A Next Mobilidade é a operadora do sistema de trólebus do ABC e está responsável pela construção do BRT. A Cappellano tem contratos com a Prefeitura de São Bernardo.

Porém, um ano depois do acerto, Taka rompeu com Orlando Morando em um afastamento cheio de mistérios e poucos acenos públicos. Pouco tempo depois, pulou para o barco de Paulo Serra e, publicamente, passou a tratar o tucano andreense como sumidade na política regional e estadual.

A parceria foi tanta que Taka dobrou com a esposa de Paulo Serra, Ana Carolina Serra (Cidadania), na eleição de 2022. Taka foi candidato a deputado federal e Ana Carolina, a estadual – a andreense se elegeu e o diademense ficou pelo caminho.

Durante a campanha eleitoral de 2022, Taka gravou podcasts com Paulo Serra e com Ana Carolina, cobrindo de elogios a dupla de Santo André. Ele chegou a dizer que, se fosse eleito prefeito de Diadema, iria se espelhar em Paulo Serra.

Porém, por conveniência eleitoral, a admiração com Paulo Serra ficou pelo caminho. Para obter o apoio de Márcio da Farmácia, aliado de Orlando Morando, Taka enterrou a parceria com Paulo Serra e rasgou seda para Morando no discurso. “Você é o melhor prefeito do ABC”, afirmou o emedebista, no anúncio da aliança com Márcio da Farmácia.

Paulo Serra conseguiu eleger seu sucessor, Gilvan Junior (PSDB), no primeiro turno da eleição em Santo André, enquanto Orlando Morando amargou a quarta colocação com sua sobrinha, Flávia Morando (PSDB).

Imprensa:

This website uses cookies.