Diadema recebe, entre os dias 2 e 7 de dezembro, a 13ª Virada Inclusiva, um projeto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) que visa incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência em atividades inclusivas, criando uma grade de programação acessível. Os eventos acontecerão nas bibliotecas Olíria de Campos Barros, no centro da cidade, e de Inclusão Nogueira, localizada na Vila Nogueira.
Na segunda-feira (2), às 10h, a Biblioteca Central será palco para a mediação de leitura acessível e inclusiva, organizada pelo Projeto Páginas Abertas do Mais Diferença. Já na terça-feira (3), no equipamento bibliotecário da Vila Nogueira, às 10h, haverá uma Roda de conversa sobre capacitismo com Cris Oliveira e convidados.
No mesmo dia, a partir das 14h, na Biblioteca Olíria de Campos Barros será a hora de prestigiar o bate-papo com atletas paralímpicos, com mediação da professora Araceli, do COMPEDE, e Joannis Georgiou, do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
Quarta-feira (4), às 10h, todos estão convidados para participar de uma oficina na Biblioteca de Inclusão Nogueira, que irá juntar diversos jogos de tabuleiro adaptados. Quinta-feira (5), às 10h e 14h, na Biblioteca Central, irá ocorrer mais uma edição do cine inclusão, com curta-metragens acessíveis em Libras, audiodescrição e/ou legendas.
Os interessados no conhecimento literário poderão comparecer no lançamento do livro “Um Olhar E Tudo Se Transforma“, além de participar do sarau literário, que irão acontecer na sexta-feira (6), das 14h30 às 16h, na Biblioteca de Inclusão Nogueira.
Para finalizar a grade, no sábado (7), às 10h, na Biblioteca de Inclusão Nogueira, acontecerá mais um encontro do Clube de Leitura Leia Mulheres sobre o livro Jardim Secreto. No mesmo local, às 14h, a bibliotecária Angelina Souza irá realizar um workshop sobre acessibilidades para projetos culturais.