X

Encontro do Memofut será na Biblioteca do Museu do Futebol

A reunião de número 170 do Grupo Literatura e Memória do Futebol (MEMOFUT), a última da temporada 2024, será realizada neste sábado (7) a partir das 9h, e como no encontro anterior, na Biblioteca do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº). Não há cobrança de ingresso, mas o ganho em conhecimento sobre a história do futebol é garantido.

O Memofut surgiu em 2007 através de um grupo de interessados em literatura e história do futebol, com a missão principal de apoiar a preservação da memória do esporte mais popular do mundo. Passados quase 18 anos de existência do grupo, o propósito certamente foi cumprido à risca.

Segue a agenda da 170ª Reunião enviada pelo amigo Alexandre Andolpho Silva, coordenador do Memofut.

Os craques desse timaço do Memofut se reúnem hoje, a partir das 9h, na Biblioteca do Museu do futebol, no Pacaembu; aberta ao público, o encontro deste sábado encerra a temporada 2024 do grupo, que já prepara o calendário de 2025

Agenda

8h30/9h15. Aquecimento, com café da manhã.

9h15/9h30. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

9h30/10h45. “O futebol brasileiro e uruguaio: histórias que se entrelaçam”, com Aristides Almeida Rocha. Aristides possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela USP, sendo ex-diretor, professor titular aposentado e emérito da Faculdade de Saúde Pública da instituição. Membro do Memofut e do Panathlon Club São Paulo, é torcedor do São Paulo e tem vários livros publicados sobre esportes.

10h45/11h30. Exibição do filme “Bengala Azul: Muito Mais Que Uma Torcida”, de Luiz Altieri. O documentário é um curta-metragem que celebra a paixão sem limites dos integrantes da Bengala Azul, torcida formada exclusivamente por pessoas com mais de 60 anos, sendo um tributo à conexão entre gerações e à alma do verdadeiro torcedor. Luiz é jornalista, radialista, fotógrafo e produtor de vídeo, com atuação no jornalismo esportivo desde 1999, em uma trajetória que inclui experiência em mídias digitais e rádios.

11h30/11h45. Intervalo para café e foto.

11h45/13h. Lançamento do livro “Copa São Paulo de Futebol Júnior: A História da Copinha”, de Fernando de Matos Martinez. Fernando é jornalista, fotógrafo e pesquisador. Já assistiu a mais de 4.000 partidas de futebol dentro e fora do Brasil e há 20 anos ajudou a criar o blog Jogos Perdidos, com foco em coberturas de partidas de divisões de acesso e categorias de base. Participou da pesquisa dos livros “Os Esquecidos: Arquivos do Futebol Paulista” (Campinas: Datatoro, 2016) e “125 Anos de História: A Enciclopédia do Futebol Paulista” (São Paulo: FPF, 2021).

13h. Encerramento.

Amador do Estado

A primeira partida da final do campeonato Paulista Amador do Estado entre Belenense de Mauá e Bandeirante de Brodowski foi realizada no último sábado (30), em Mauá. Na oportunidade, os visitantes venceram por 3×1 e deram grande passo para a conquista do torneio; o jogo de volta acontece amanhã (8) em Brodowski, no estádio Mário Lima Santos. Para conquistar o título, o Belenense precisa vencer por dois gols de diferença, o que levaria a decisão para as penalidades ou três gols de diferença para se sagrar campeão no tempo regulamentar. Ao Bandeirante, até derrota por um gol garante o inédito tricampeonato.

Daniel Alcarria:

This website uses cookies.