1ª Virada Cultural Paulista Regional

Consórcio Intermunicipal Grande ABC terá parceria com o Governo do Estado de São Paulo

Mais uma edição do projeto que contabiliza 24 horas de música, dança, teatro e artes em geral está se aproximando. No ano passado, cerca de 1,7 milhão de pessoas foram atraídas a 23 cidades paulistas para curtir uma série de atrações, intervenções circenses e espetáculos artísticos.
Neste ano, a Virada será realizada nos dias 19 e 20 de maio. A novidade é a primeira edição da Virada Cultural Paulista Regional. Inspirado na Virada Cultural da capital, o programa visa estimular o intercâmbio entre atores, cantores, instrumentistas e outros artistas.
O projeto é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, contando com apoio das Secretarias de Cultura das sete cidades.

O Projeto

A ideia da Virada Cultural Regional Paulista surgiu do planejamento realizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reuniu, dentro de uma publicação, as ações regionais culturais que o Grupo de Trabalho de Cultura pretende desenvolver na Região em um cronograma para os próximos 20 anos.
As ações culturais ocorrerão durante 24 horas – das 18h de sábado às 18h de domingo – em três cidades do Grande ABC: Santo André, São Caetano do Sul e Diadema. As demais quatro cidades – Mauá, São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – também estão integradas e vão compor artisticamente a programação temática proposta pelo Consórcio
Temas – Cada município escolheu um tema principal para as ações que ocorrerão durante o período da Virada, abordando todas as linguagens artísticas culturais: teatro, dança, literatura, cinema, música e artes visuais.
Em São Caetano,o tema é Jovem Guarda – Ontem e Hoje, Santo André abordou Dança e Diadema terá apresentações sobre Rock e Pop.