São Caetano reduz atropelamentos

Reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito na cidade é a meta de São Caetano para esta década. Só no ano passado tivemos 6 mortes, 7 em 2010 e 9 em 2009. Segundo os dados da SEMOB, os casos de atropelamentos em São Caetano do Sul caíram 5% na comparação entre os anos de 2010 e 2011. Em 2011, foram 93 casos, contra 98 em 2010 e 134 no ano de 2009. No mesmo período, a frota no Grande ABC cresceu apenas 5,7% entre 2009/2010 e 5,4% entre 2010/2011.

Iliomar Darronqui - Secretário Municipal - SEMOB

“O desafio aceito por São Caetano foi proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o aval do Governo Brasileiro para reduzir pela metade, até 2020, o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. Para enfrentar o problema a SEMOB lançou o ano passado, em 11 de maio o Pacto Municipal pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida”, disse Iliomar Darronqui, Secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul.
Como parte dessas ações de prevenção a Secretaria de Mobilidade, da Prefeitura de São Caetano – tem o projeto ‘Travessia Segura’. O foco da campanha são as ocorrências de atropelamentos, as que envolvem bebida alcoólica e direção, o excesso de velocidade, os condutores jovens envolvidos em acidente e as ocorrências com pedestres ciclistas.
Outro alvo das ações da Semob é a fiscalização de infrações no trânsito, por amostragem aleatória. O objetivo é sensibilizar os motoristas a respeitar as leis de trânsito com a presença do poder público nas ruas e assim as pessoas não cometerem faltas e infrações graves evitando acidentes.
São Caetano está aprimorando o acompanhamento da evolução dos acidentes e a mortalidade no trânsito desenvolvendo planos de ação pontuais para a prevenção de ocorrências e criando mecanismos de monitoramento nas vias onde as fatalidades ocorreram.