Santo André inaugura Centro Público de Economia Solidária

Espaço com salas de qualificação e loja de produtos artesanais coloca a cidade na vanguarda do setor 

Santo André se tornou a primeira cidade do Grande ABC a contar com um Centro Público de Economia Solidária estruturado para dar suporte a empreendedores de áreas como artesanato e alimentação. Durante a inauguração do espaço localizado na Rua Campos Sales, nºs 570 e 578, representantes da Rede Andreense de Economia Solidária (Raes) não economizaram elogios para a iniciativa da administração municipal. “Estou emocionada, só tenho que agradecer. Estamos na luta desde 2004 e é a primeira vez que ganhamos espaço assim” – afirmou Cida Reis. “É a concretização após muitos anos de espera” – complementou Ana Rosa, outra integrante da Raes.

O entusiasmo e emoção são compreensíveis. O Centro Público de Economia Solidária tem 300 metros quadrados construídos, com estacionamento para seis veículos. Além de salas administrativas e de treinamento e qualificação em áreas como aresanato, empreendedorismo e finanças, dispõe de espaço para exposição e venda de produtos artesanais feitos pelos integrantes da rede. A loja tem cerca de 30 metros quadrados e vitrine linear de seis metros em um dos endereços mais valorizados da cidade. Impossível não se encantar com cestos, colares, sofás, estantes, vasos, souvenires, bonecos, caixas para costura, porta jóias, roupas bolsas e casinhas temáticas entre centenas de itens elaborados a partir de materiais recicláveis.
“Trata-se de um exemplo de sustentabilidade social e ambiental. Pessoas menos favorecidas são integradas economicamente por meio de trabalhos que levam ao reaproveitamento de materiais que, de outro modo, poderiam estar comprometendo o meio ambiente”- observa o secretário Camilo de Lelis Arnaldi.
O Centro Público de Economia Solidária (CPES) está aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h, e estuda-se a possibilidade de abertura aos sábados às vésperas de datas comemorativas de grande apelo comercial.