População aprova e Santo André entrega mais Academias ao Ar Livre

Mega pacote de esporte, lazer e convívio social amplia abrangência e somará 49 unidades até o fim do ano

Moradores se exercitam em Academia ao ar Livre da Praça do Povo

O prefeito Aidan Ravin vai entregar, até o fim de maio, 14 novas Academias ao Ar Livre. Esta é a resposta da administração andreense à população que aprovou a iniciativa e tem frequentado os espaços, destinados a favorecer a aquisição de condicionamento físico por meio de exercícios leves, além de favorecer a integração entre crianças, jovens e adultos. Santo André já conta com 18 espaços equipados com aparelhos de alongamento e ginástica e terá à disposição, até o final do ano, um total de 49 unidades em praças e parques da cidade.
As primeiras unidades deste segundo lote começam foram entregues no último dia 7, quando os moradores do Jardim Bom Pastor foram contemplados com a Academia ao Ar Livre na Praça Cândido Portinari. No dia 8, foi inaugurado o espaço na Praça Santo Padoveze, no Jardim Alvorada.
Dia 10 aconteceu a entrega da unidade da Praça dos Estados Unidos, no Jardim Guarará, e na sexta-feira, 11 foi a inauguração da Praça Pastor Luiz do Nascimento, no bairro André Ramalho. Dia 14 será a vez dos moradores do Camilópolis receberem a Academia ao Ar Livre da Praça Maria Quitéria.

Estrutura

As academias são montadas sobre piso ecológico intertravado – que não retém a água da chuva – em praças e parques da cidade. As áreas que abrigam as Academias ao Ar Livre recebem tratamento paisagístico e melhorias como revitalização de calçadas, iluminação e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
São dispostos 15 aparelhos de alongamento e ginástica: Espaldar, Jogo de Barras, Flexor e Extensor de Pernas, Abdominal Sentado, Abdominal, Multiexercitador 6 Funções, Roda Dupla Diagonal com Rotação Vertical, Remada Sentada, Peitoral Duplo, Leg Press e Twist Lateral, Simulador de Caminhada, Remador, Bicicleta, Simulador de Escada e Esqui Duplo.
Os equipamentos trabalham todos os grupos musculares e são indicados para pessoas a partir de 12 anos de idade. Uma placa direciona o usuário a fazer corretamente o uso dos aparelhos, com dicas de alongamento e com a sequência ideal de exercícios. Dessa forma, os movimentos dos praticantes são conduzidos, utilizando como carga o próprio peso.