Consórcio Intermunicipal debate Violência Sexual no Grande ABC

Seminário acontece nesta quarta-feira (30) e buscará motivar poder público e comunidade para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos no Grande ABC

O Grupo de Trabalho Gênero do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia e a ONG Católicas pelo Direito de Decidir, relizará amanhã, 30 de maio, das 13h30 às 17h, o seminário “Saúde Reprodutiva e Violência Sexual nas Sete Cidades”. A participação é gratuita e o evento visa a dar conhecimento e debater marcos legais para a garantia da saúde e autonomia reprodutiva das mulheres, com destaque para a implantação de serviços de atenção à violência sexual.
Serão apresentadas experiências bem sucedidas em políticas públicas nesta área, a fim de informar e motivar gestores, profissionais e lideranças de diferentes instituições do poder público e da sociedade civil para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos no Grande ABC.
Entre os palestrantes está a professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC, Silmara Conchão, autora do recém-lançado livro “Masculino e feminino: a primeira vez”, sobre sexualidade na adolescência. A docente foi convidada pela grande experiência na área. Traz no currículo a coordenação de dois programas da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André entre 2005 e 2008, respondendo pelas áreas de Saúde da Juventude e de Atenção à Violência e Abuso Sexual. Também coordenou a assessoria andreense dos Direitos da Mulher, assim como o Grupo de Trabalho Gênero e Raça do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC de 2001 a 2005.
Além de Silmara Conchão, o seminário “Saúde Reprodutiva e Violência Sexual nas Sete Cidades” contará com explanação do Dr. Jefferson Drezett, ginecologista e obstetra coordenador do Núcleo de Violência Sexual e Aborto Legal do Hospital Pérola Byington. Completam o quadro de palestrantes Rosângela Aparecida Talib, psicóloga, integrante da ONG Católicas pelo Direito de Decidir e co-autora do livro “Panorama do Aborto Legal”, assim como Dra. Barbara Lisboa Travassos, delegada de Defesa da Mulher de Diadema.