Hoje é dia de Rock: Museu expõe guitarras das décadas de 60 e 70

Durante todo o mês de junho, o Museu Histórico Municipal (Rua Maximiliano Lorenzini, 122 – Bairro Fundação) de São Caetano do Sul expõe uma mostra de variados modelos de guitarras do acervo do músico Carlos Henrique Batista Francisco. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura da cidade e pela Fundação Pró-Memória, a exposição Hoje é dia de Rock é gratuita e livre para todas as idades.
Hoje é dia de Rock: Museu expõe guitarras das décadas de 60 e 70Os modelos contemplados pertencem a marcas que fizeram história no ramo da fabricação nacional de guitarras e afins, como as seguintes: Snake, Giannini, Phelpa, Rei (Tonante) e Alex. Os períodos nos quais foram produzidos compreendem as décadas de 1960 e 1970, época de grande efervescência cultural, ma-nifestada, em grande parte, por gêneros musicais como o rock. Embora ele não seja o único gênero executado pela guitarra (vale lembrar que outros ritmos possuem também estreita relação com ela, como o country, o blues e o jazz, por exemplo), a sua associação a ela é constante e simbiótica.
Completam o cenário da mostra materiais que dialogam com a temática das guitarras, como dois modelos de amplificador das marcas Giannini e Alex, imagens do grupo The Snakes, surgido em São Caetano do Sul, nos anos 1960, além de capas de LPs de outras bandas instrumentais de rock de grande sucesso no período, como The Clevers e The Sparks.