Durante a entrega da oitava unidade da cidade, a presidenta Dilma disse que virá na inauguração do Hospital de Clínicas em novembro

Prefeito Luiz Marinho, Presidenta Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de inauguração
A entrega da UPA de São Bernardo aconteceu simultaneamente com a de mais duas UPAs, sendo uma em Porto Seguro, na Bahia, e outra em Recanto das Emas, no Distrito Federal. Em seu discurso, a presidenta fez um balanço das ações do governo federal no aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e citou programas de atendimento à população, como o Farmácia Popular, Saúde não tem Preço, Melhor em Casa e a ampliação do Brasil Sorridente, de tratamento da saúde bucal.
Dilma citou que todas essas ações só foram possíveis graças ao trabalho de seu antecessor no governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à entrega da UPA com sua mulher, Marisa Letícia. Segundo Dilma, hoje, mais de 130 milhões de brasileiros dependem diretamente do SUS. “Muito me alegra essa primeira visita oficial a São Bernardo. É com imenso prazer que venho para essa inauguração. Parabenizo o prefeito por esta unidade de saúde”, afirmou.
A presidenta ressaltou ainda o empenho da Prefeitura do município na reorganização da saúde e na implementação de programas como o De Bem com a Vida, que combina práticas esportivas e qualidade de vida, oferecido nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
O prefeito de São Bernardo fez um balanço das ações que sua Administração tem feito em diversas área, principalmente na saúde. “Estamos fazendo uma revolução em várias áreas. E a saúde pública é uma de nossas prioridades. Inaugurar esta oitava UPA 24h é motivo de muito orgulho e de muita satisfação. Em setembro, vamos entregar a nona e última unidade, que será a do Jardim Silvina”, afirmou.
Além de Dilma, Lula e o prefeito da cidade, participaram os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e diversos prefeitos, deputados e autoridades.
De acordo com o ministro da Saúde, hoje o Brasil está recebendo seis novas Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas, uma em São Bernardo e as outras cinco em outros Estados.
“Com isso, chegamos a 200 UPAs em todo o Brasil. Para melhorar o atendimento ainda mais, o Ministério da Saúde vai dobrar a verba de custeio para manutenção das unidades que estiverem cumprindo todas as suas obrigações”, disse.
A UPA Alves Dias fará atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Sua capacidade de atendimento é de até 350 pessoas por dia e vai atender cerca de 30 bairros.
Estrutura
Destinada ao atendimento de urgências e emergências de baixa e média complexidade, a UPA Alves Dias/Assunção terá dois consultórios de clínica médica e dois pediátricos, duas salas de observação, sendo uma com 8 leitos para adultos e outra com 4 para pediatria, além de 2 outros leitos em uma sala com equipamentos de UTI, que permitirão a estabilização de pacientes graves até a remoção para um hospital de referência.
No local, a população contará ainda com base do Samu 192, farmácia, laboratório de análises clínicas, salas de medicação e nebulização, Raio X e eletrocardiograma.