“Quando implantamos o projeto-piloto de coleta seletiva porta a porta, que já abrange seis bairros (Jardim São Caetano, Mauá, Cerâmica, Santa Paula, Santo Antônio e São José), firmamos um compromisso com o futuro de São Caetano. A adesão da população à reciclagem foi maciça, o que nos mostrou que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior. “Estou muito feliz em poder ampliar a coleta seletiva para toda a cidade. Tenho certeza que este será um marco para o desenvolvimento sustentável de São Caetano.”
A ampliação da coleta seletiva porta a porta será realizada de forma gradativa nas próximas semanas. No dia 16 de julho serão incluídos no projeto os bairros Barcelona, Prosperidade e Fundação. No dia 26, será a vez dos bairros Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty serem integrados à coleta porta a porta. Por fim, no dia 10 de agosto o serviço chegará aos moradores do Centro, Oswaldo Cruz e Olímpico – totalizando assim os 15 bairros de São Caetano. A coleta seletiva porta a porta é realizada sempre a partir das 7h30 e obedecerá a seguinte ordem de dias da semana por bairro, após sua implantação total:
segunda-feira – Barcelona, Prosperidade e Fundação;
terça-feira – São José, Mauá e Jardim São Caetano;
quarta-feira – Santo Antônio, Santa Paula e Centro;
quinta-feira – Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty;
sexta-feira – Oswaldo Cruz, Olímpico e Cerâmica.
O sistema de coleta seletiva porta a porta é operado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com o Departamento de Água e Esgoto de São Caetano e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A coleta de lixo regular realizada em toda a cidade continua sem alteração, com o recolhimento dos detritos diariamente, inclusive aos domingos. Outras informações sobre a coleta de lixo podem ser obtidas pelos telefones 156, 4232-5851, da Semas, e 4233-7901.
Destinação
A Prefeitura de São Caetano vai distribuir sacos de lixo especiais na cor amarela nos bairros que serão incluídos à coleta seletiva porta a porta, para que moradores e comerciantes separem o lixo seco (material reciclável) do orgânico (restos de alimentos, papel higiênico, entre outros).