Um grande número de moradores de São Caetano do Sul aderiu à coleta seletiva porta a porta, que está sendo ampliada pela Prefeitura para abranger, até o dia 10 agosto, toda a cidade. Em julho, seis novos bairros foram incluídos ao programa: Barcelona, Prosperidade, Fundação, Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty. Na última fase da ampliação, a partir do dia 10, os caminhões de coleta seletiva vão atender aos bairros Centro, Oswaldo Cruz e Olímpico, totalizando todas as residências do município.
Com a ampliação da coleta seletiva para toda a cidade, os moradores não precisarão se deslocar para realizar o descarte em pontos coletivos de coleta e nem mesmo terão o trabalho de separar os resíduos para reciclagem conforme o tipo (lata, plástico, vidro e papel) – esses materiais, conhecidos como ‘lixo seco’, podem ser armazenados juntos, pois são separados posteriormente. Desde o início do programa de coleta seletiva bairro a bairro em São Caetano, em 2009, cerca de 180 toneladas de materiais foram recolhidos.
A coleta seletiva porta a porta é realizada sempre a partir das 7h30 e obedecerá a seguinte ordem de dias da semana por bairro, após sua implantação total:
segunda-feira – Barcelona, Prosperidade e Fundação;
terça-feira – São José, Mauá e Jardim São Caetano;
quarta-feira – Santo Antônio, Santa Paula e Centro;
quinta-feira – Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty;
sexta-feira – Oswaldo Cruz, Olímpico e Cerâmica.
O sistema de coleta seletiva porta a porta é operado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) em parceria com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A coleta de lixo regular realizada em toda a cidade continua sem alteração, com o recolhimento dos detritos diariamente, inclusive aos domingos. Outras informações sobre a coleta de lixo podem ser obtidas pelos telefones 156, 4232-5851, da Semas, e 4233-7901.
Destinação – A Prefeitura de São Caetano vai distribuir sacos de lixo especiais na cor amarela nos bairros que serão incluídos à coleta seletiva porta a porta, para que moradores e comerciantes separem o lixo seco (material reciclável) do orgânico (restos de alimentos, papel higiênico, entre outros).
Não é necessário separar os me-tais, plásticos, vidros e papéis, pois todo lixo é enviado a uma Usina de Triagem mantida pelo Departamento de Água Esgoto de São Caetano. No local, uma cooperativa de catadores contratada pela autarquia é responsável pela separação e destinação dos resíduos – a verba resultante da venda dos materiais recicláveis é rateada entre os cooperados, gerando emprego e renda para dezenas de famílias.