São Bernardo é um dos primeiros municípios a testar ônibus híbrido

Veículo reduz consumo de combustível e o impacto ambiental. Nova tecnologia será usada nos 12 corredores de ônibus que serão construídos.

Menos poluente e menor consumo de combustível e menos ruido

São Bernardo é um dos primeiros municípios do país a testar o ônibus híbrido, com dois motores, um diesel e outro elétrico, que reduz o consumo de combustível e o impacto ambiental. O teste do veículo foi finalizado no último dia 31 de julho, com itinerário do Paço Municipal até o Bairro Assunção. O objetivo é utilizar a nova tecnologia nos 12 corredores de ônibus que a Prefeitura irá construir na cidade.
De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, outros modelos serão estudados para definir quais serão utilizados em cada corredor. “Nossa intenção é substituir o combustível por um menos poluente. Além disso, iremos atrair mais usuários ao transporte coletivo, já que os ônibus serão mais seguros, confortáveis e silenciosos”, disse.
Ele acredita também que irá diminuir a quantidade de ônibus na cidade, que hoje é de 385 para 300 veículos. Isso porque os ônibus serão maiores e terão um melhor desempenho, já que nos corredores a velocidade será duas vezes maior, o que permitirá atender a mesma demanda com mais qualidade.

Teste

Técnicos da ETCSBC e SBCTrans – empresas responsáveis pela gestão e operação do sistema de transporte coletivo, bem como da Volvo do Brasil, que tem intenção de lançar o modelo no mercado ainda este ano, acompanharam os testes que tiveram início no sábado (28).
Para o diretor operacional da ETC, Maurício Thesin, foram comparados o consumo de combustível pela velocidade média em cada via, emissão de gases poluentes – que pode ser de 50% a 70% menor que o motor convencional – e o nível de ruído. “Nossa estimativa é que esse veículo seja aproximadamente 40% mais caro que o a diesel, mas a diferença desse investimento se recupera no combustível, já que se consome entre 30 a 40% a menos”, disse.
O desempenho do ônibus foi avaliado de acordo com as características específicas do sistema viário do município, sendo topografia, trânsito, trechos rodoviários, etc. O veículo circulou pelas avenidas Brigadeiro Faria Lima, Rua Jurubatuba, estradas dos Alvarenga e Galvão Bueno, Rodovia Anchieta, entre outros locais.
Outro veículo de características similares, movido apenas por motor diesel, fez o mesmo percurso nas mesmas condições para análise comparativa.

Ônibus

Totalmente adaptado para pessoas com deficiência, o ônibus possui seis bancos para esse público, sendo dois retráteis, espaço para cadeirante e botão de chamada para desembarque. Há ainda outros 28 lugares, botão de acionamento de porta pelo passageiro no embarque e climatização.
Os dois motores funcionam em paralelo ou independentemente. O motor diesel só entra em funcionamento com o veículo em movimento, em velocidade superior a 20 km por hora. Quando os freios são acionados para o veículo parar, a energia de desaceleração carrega as baterias para acionar o motor elétrico. Até atingir essa velocidade, somente o motor elétrico atua, desta forma, não há emissão de gases e o nível de ruído é praticamente zero.

Corredores

Ao todo, São Bernardo terá 67 quilômetros de corredores de ônibus. O primeiro e principal corredor será o Leste/Oeste, cujas obras terão início no primeiro semestre de 2013 e devem estar concluídas em até 30 meses.
Com 20 quilômetros de extensão, o corredor, que já possui recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, ligará a Praça dos Bombeiros, região leste da cidade, com a Rodovia dos Imigrantes, no extremo oeste. Para a conclusão do corredor será necessária a construção de quatro viadutos: um sobre a Praça dos Bombeiros, outro sobre a Rodovia Anchieta, duplicando a capacidade do viaduto Tereza Delta, o terceiro sobre a Av. Robert Kennedy e o último sobre a Av. Humberto de Alencar Castelo Branco.
Os outros 11 corredores de ônibus têm financiamento de US$ 250 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os locais escolhidos pela Prefeitura para receber as vias exclusivas – entre os quais os corredores Alvarenga, Senador Vergueiro e João Firmino – têm grande demanda por transporte coletivo.
A assinatura do contrato está prevista para ocorrer até setembro.