Cartão de Crédito: Quebrar é a Solução???

Bruno Chacon

Bruno Chacon

25 de Agosto

Quem não adora um cartão de crédito? Ainda mais se tiver um bom limite para usar e “abusar”. Querendo ou não, ele sempre “salva” seus desejos de consumo e pode ter certeza que sempre estará pronto para o que der e vier. Durante todo o mês, o coitado do cartão é amado por todos seus proprietários. Mas quando vem aquela cartinha com a fatura, todos passam a odiá-lo com todas as forças, pensando até mesmo em quebrar o pobre coitado.
O problema não está no cartão de crédito e muito menos em seu limite que nos chama para mais uma comprinha, e sim no planejamento financeiro de seus usuários. Na verdade, o cartão de crédito é um ótimo recurso para ser usado. Existe algo melhor do que comprar algo agora e ter que pagar só no próximo mês?
Com pagamento à vista, seu dinheiro “some” na hora. Já com o cartão de crédito, seu dinheiro poderá estar rendendo enquanto não chega a fatura. Porém, o que acontece é que não existe dinheiro nenhum sobrando para ser aplicado, e ao mesmo tempo o cartão está sendo utilizado sem controle nenhum.
Além de poder estar aplicando seu capital enquanto chega sua fatura, outro benefício que existe no cartão de crédito são os pontos que acumulam durante suas compras. Esses pontos podem ser utilizados para diversas atividades, como por exemplo, passagem aérea, vale compra em diversas lojas e livrarias, e até mesmo assinaturas de revistas de seu interesse.
Sim, o cartão de débito pode ser substituído pelo cartão de crédito, certamente vale a pena. E sim, o risco de perder o controle é enorme, por esse motivo todo cuidado é pouco.
Aqui vai algumas dicas: olhe pelo menos uma vez por semana o extrato do cartão de crédito, o ideal é verificar diariamente. Nunca gaste mais do que você ganha. Deixe rendendo, nem que seja na poupança, o valor da próxima fatura. Nunca, mas nunca mesmo, pague o valor mínimo de suas faturas, sempre pague o valor total para não ter que pagar juros. Evite comprar parcelado. E por fim, troque seus pontos por algo de seu interesse.
Não quebre seu cartão de crédito, basta apenas ter controle ao utilizá-lo. Sabendo controlar um cartão, certamente saberá controlar sua vida financeira e alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Tenha sempre um planejamento financeiro bem equilibrado com sua realidade, quem sabe estará mais próximo do que imagina da sua liberdade financeira.
Uma ótima semana à todos e boas compras!!!