Trilhas Culturais agitam São Bernardo

Ministério da Cultura e Fundação Toyota do Brasil apresentam Trilhas Culturais em São Bernardo do Campo com programação cultural diversificada

– O evento acontecerá na Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no dia 29 de setembro (sábado) das 9h às 20h30, com entrada franca
– Oficinas e jogos educativos, exposição, orquestra, música instrumental, teatro infantil e atividades circenses
– Sorteio de prêmios para os participantes das oficinas
– Show de encerramento com o cantor e compositor Lenine a partir das 20h30

Ministério da Cultura e Fundação Toyota do Brasil apresentam Trilhas Culturais em São Bernardo do Campo com programação cultural diversificadaO Trilhas Culturais é incentivado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e apoio da Toyota do Brasil.
A proposta do Trilhas Culturais é promover o acesso de crianças e adultos à cultura, por meio de atividades que ampliam o conhecimento sobre as artes e temas relacionados à sustentabilidade. Além disso, potencializar manifestações culturais e estimular a produção artística do município. O projeto que está em sua terceira edição e a segunda no estado de São Paulo, esse ano, passou pelas cidades de Guaíba (RS) e Indaiatuba (SP).
Serão 11 horas de atividades para toda a família; com oficinas de Pintura, Contação de História, Teatro, Instrumentos Musicais, Consumo Consciente, Histórias da Cidade, exposição de fotos com exibição de vídeos e obras de artistas plásticos e Jogos Educativos. Apresentação dos grupos de teatro TdT Artes e Gama Artística, atividades circenses com o Grupo Arena do Circo, show com a Orquestra Trilhas Culturais – regência Maestro Carlos Lima, do Grupo Instrumental Pé de Mulambo, e roda de capoeira com o Grupo de Capoeira São Bernardo, tenda de doação de animais da ONG (GAAMA) e show de encerramento com o cantor Lenine.
A estimativa é receber aproximadamente 25 mil pessoas na Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo do Campo. O local do Trilhas Culturais contará com praça de alimentação, acesso para portadores de necessidades especiais, posto médico de apoio, ambulância e bombeiros. No Trilhas Culturais é feita a neutralização de emissões de carbono (CO²).

Programação

9h às 12h10 – Abertura – Oficinas, Exposição e Jogos Educativos
10h às 10h20 – Peça Teatral “Tiradentes – Um Herói Nacional”
10h40 às 11h – Apresentação Circense Arena do Circo
11h20 às 11h40 – Peça Teatral – “O Andarilho e o Pássaro Negro”
11h50 às 12h10 – Sorteio de Prêmios
12h10 às 14h – Intervalo
14h às 18h – Oficinas, Exposição e Jogos Educativos
14h às 14h20 – Peça Teatral “Tiradentes – Um Herói Nacional”
15h40 às 16h – Sorteio de Prêmios
16h10 às 16h30 – Peça Teatral – “O Andarilho e o Pássaro Negro”
17h30 às 18h – Apresentação da Orquestra Trilhas Culturais – regência Maestro Carlos Lima
18h30 às 18h50 – Apresentação Circense Arena do Circo
19h às 19h15 – Sorteio de Prêmios
19h30 às 20h – Apresentação do Grupo Instrumental Pé de Mulambo
20h30 – Show Lenine

Atividades no Trilhas Culturais em São Bernardo do Campo

Oficinas

Contação de histórias – os participantes irão conhecer histórias do universo infantil e a origem do Mangá, técnica japonesa de desenho em quadrinhos. Eles receberão papel reciclado, lápis e borracha para desenhar os personagens dessas histórias..

Pintura– com o auxílio de monitores e de uma pedagoga, as crianças irão participar de uma aula sobre técnicas de pintura. Uma das novidades da oficina será o papel semente, criado de forma artesanal, é ecológico e recebe sementes de flores durante seu processo de fabricação. Com pincéis e tinta guache, os participantes serão orientados a fazer pinturas que contenham vegetação abundante e espécies de fauna. Os desenhos serão levados para casa e o plantio poderá ser feito em um vaso ou jardim.

Teatro – nessa oficina os monitores sugerem duas histórias clássicas que mexem com o imaginário das crianças: “Chapeuzinho Vermelho” e a “Bela Adormecida”. O grupo escolhe a história que será encenada pelas crianças, que se vestem com o figurino relacionado ao espetáculo. Os participantes também recebem orientações sobre a história e as origens do teatro.

Instrumentos musicais – as crianças aprendem sobre a história da música brasileira. Além disso, conhecem sobre a origem do Maracá e da Flauta, que será personalizado por elas. Com o auxílio dos monitores, os participantes irão tocar uma música com os instrumentos que receberão de brinde.

Jogos Educativos – na oficina serão realizadas diversas brincadeiras, com a proposta de incentivar as relações sociais. De forma lúdica, as crianças aprendem a valorizar o cuidado com a natureza e o respeito aos idosos.

Pára – Quedas – com o auxílio de uma lona de nylon é desenvolvida uma atividade que estimula o trabalho em grupo.

Gincanão Cooperativo – serão quatro provas: Chinelão, Corrida do Saco, Separação do Lixo Corretamente e Bolinha na Colher. Na oficina, os participantes descobrem o valor da cooperação e da consciência ecológica.

Voleiçol – na atividade não são utilizadas as mãos e sim uma lycra. A atividade estimula a percepção e o trabalho em equipe.

Vassourabol – a atividade é inspirada em um jogo de Hóquei. Ao sinal do monitor, os jogadores partem para uma brincadeira que incentiva a participação de todos os membros da equipe. A contagem dos pontos só é realizada quando todos do grupo executam suas tarefas.

Consumo consciente – nessa atividade, as crianças serão orientadas a refletir sobre os atos diários de consumo e ainda aprendem a confeccionar uma sacola de jornal, que ao final da atividade, poderá ser levada para casa. Por meio de uma aula dinâmica, serão abordados assuntos como o descarte do lixo e a utilização de sacolas plásticas. A ideia é que a oficina estimule as pessoas na conscientização sobre as questões como o desperdício e o impacto que certos produtos consumidos pelo ser humano.

Histórias da cidade – apresentará a história de São Bernardo do Campo ao público infantil. Na oficina, os participantes serão convidados a usar a imaginação para passear por fatos históricos, entre eles, a formação do município e a chegada dos imigrantes italianos à cidade. As narrações contarão com recursos de som e imagem.

Exposição

Na exposição Trilhas Culturais, serão expostas peças do artista plástico Odir Barcarollo, especialista em pintura, escultura e gravura, da ceramista Marlene Barcarollo e da artesã Simone Mendonça. Na tenda também terão peças artesanais, feitas com barro, dos artistas Rosana Di Trento e Adilson Simim, esculturas em madeira em forma de peixes do artista autodidata Virgílio Briet e vasos de palha da Cleide Toledo. Do escultor Brás Aparecido, diversos estilos de pomba em madeira e telas impressionistas do artista Nadir Moro.
O público também vai conhecer a história de São Bernardo do Campo, por meio da exposição, através de fotos antigas da cidade e exibição de vídeos da chegada dos imigrantes italianos em diferentes aspectos culturais.

Teatro Infantil

“Tiradentes – Um Herói Nacional”, a peça, o grupo Gama Artística, relata a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier. Durante a apresentação serão ilustradas várias fases da sua vida – da infância humilde, até a condenação por integrar a Inconfidência Mineira, primeira revolta do Brasil colônia. Ao final, a história resgata a consciência dos ouvintes acerca da importância dos heróis nacionais.

“O Andarilho e o Pássaro Preto” – a história começa com um suspense: em algum lugar do nordeste brasileiro, uma ave gigante está aterrorizando os moradores de uma comunidade. Para desvendar o mistério, um andarilho resolve seguir o bicho e acaba descobrindo que o pássaro só está à procura de um lar, já que os humanos destruíram seu habitat. O espetáculo é inspirado na literatura de cordel e, além de, desenvolver consciência ambiental, transporta os ouvintes para a cena da cultura nordestina, por meio da capoeira, do samba de roda e outras demonstrações regionais.

Atrações musicais

Orquestra Trilhas Culturais – sua formação conta com 32 jovens instrumentistas e foi criada em homenagem ao projeto Trilhas Culturais; e regida pelo maestro Carlos Lima que em 27 anos de carreira, já orquestrou shows com diversos artistas nacionais e internacionais, entre eles Zeca Baleiro, Fafá de Belém e os cantores líricos Niza Tank e Cyrene Paparoti. No Trilhas Culturais, os músicos irão apresentar músicas dos Beatles, “Chalana”, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. O repertório também inclui: “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Trenzinho do Caipira”, de Villa Lobos, “Assim sem você”, de Claudinho e Buchecha. A filarmônica desenvolve um projeto social com cerca de 800 crianças na rede ensino municipal de Mogi Mirim.

Grupo Instrumental Pé de Mulambo – criado em 2007, destaca-se pela utilização de instrumentos como rabeca, viola caipira, triângulo e zabumba swingada. Durante o show terá uma mistura de sons, com as músicas “Feira de Mangaio”, “Cartomante” e “Cataia”, entre outras. Indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2012, na categoria de Melhor Grupo regional, o Pé de Mulambo apresenta variações entre os gêneros regionais nordestinos e ritmos do sudeste, como, fandangos e folias. O resultado está na autenticidade, que é traduzida por meio de apresentações que incluem composições próprias e releituras de autores como Genival Lacerda, Assisão e João do Vale.

Lenine – apresenta no Trilhas Culturais o show do seu décimo álbum intitulado “Chão”. O repertório inclui: “Envergo mas não quebro”, “Isso é só o começo”, e sucessos como: “Jack Soul Brasileiro”, “Leão do Norte” e “Paciência”. Desde março desse ano, o espetáculo foi visto em mais de 20 cidades brasileiras, passando também por Paris, Toulouse, Milão, Chile, Argentina e Uruguai. Em quase três décadas de carreira, Lenine ganhou cinco Grammy Latino, nove Prêmios da Música Brasileira.

Adoção de animais
Durante o Trilhas Culturais, o Grupo de Apoio aos Animais Abandonados e Maltratados (GAAMA) estará presente para promover uma feira de doação de animais. A ONG atua em São Bernardo do Campo promovendo o incentivo ao porte responsável de animais. Seu foco está na castração e doação de animais de rua. Para a realização dos trabalhos, o grupo mantém parcerias com clínicas veterinárias que colaboram na realização de eventos beneficentes.

Grupo de Capoeira São Bernardo
Ao som do berimbau, atabaque e pandeiro, o grupo que é formado desde 1978 vai apresentar a roda de capoeira, defesa e demonstração do jogo de facão. Dirigido pelo Mestre Ventania, o núcleo é formado por 30 crianças, com idade entre 5 e 12 anos, e parte delas estarão presentes no Trilhas Culturais.

Trilhas Culturais – Serviço

Data: 29 de setembro de 2012 (sábado) – ENTRADA FRANCA
Horário: das 9h às 20h30
Local: Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Samuel Sabatini, 50 – Centro – São Bernardo do Campo.
O local do Trilhas Culturais contará com praça de alimentação, acesso para portadores de necessidades especiais, posto médico de apoio, ambulância e bombeiros. No Trilhas Culturais é feita a neutralização de emissões de carbono (CO²).