HMU de São Bernardo está precisando de doações para o banco de leite

Estoque está abaixo da média, com 194 litros. Capacidade é de 300 litros por mês

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU), de São Bernardo do Campo, está precisando de doações para completar seu estoque, que está abaixo da média, com 194 litros, quando a sua capacidade é de 300 litros por mês.
Em agosto, o banco de leite recebeu doações de cem mães, beneficiando cerca de 90 recém-nascidos, bebês prematuros que precisam ficar internados e cujas mães produzem pouco leite.
Para reforçar a importância da amamentação e estimular as doações de leite materno, a Prefeitura de São Bernardo tem feito campanha de esclarecimento na cidade, utilizando faixas e cartazes. A equipe do hospital também realiza ações de sensibilização junto às gestantes e mães que acabaram de dar à luz, para conscientizar sobre a necessidade de doar o alimento, essencial para salvar a vida de crianças.
De acordo com a responsável pelo Banco de Leite do HMU, Nerli Pascoal Andreassa, a maior queda no estoque ocorre em época de férias, festas de fim de ano e no inverno, quando as doações diminuem até 30%. “Além disso, temos de renovar constantemente o perfil das doadoras, já que, geralmente, apenas nos primeiros meses de vida da criança é que as mulheres costumam produzir um volume maior do que o recém-nascido necessita. Passado esse período, esse volume cai e a colaboradora deixa de participar”, cita Nerli.
Benefícios – O leite materno é um alimento tão completo que até os seis meses de vida o bebê não precisa de nenhum outro nutriente. A coleta é efetuada pela própria doadora em sua residência. O material para o armazenamento é fornecido pelo HMU, que vai buscar posteriormente o leite no domicílio da colaboradora.
A captação de novas doadoras é reforçada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e agentes comunitários. O leite humano doado passa por várias etapas de controle de qualidade, que inclui a coleta na residência da doadora com o monitoramento da temperatura, estocagem do leite, pasteurização, análise físico-química e microbiológica.
O Banco de Leite Humano fica no Hospital Municipal Universitário. O endereço é Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos. O telefone é 4365-1480.