Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta Beethoven

Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta Beethoven com participação do pianista Fábio Martino. Evento gratuito ocorre neste sábado (29) e domingo (30), como parte da 4ª edição dos Concertos Andreenses de Música Erudita

Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta Beethoven com participação do pianista Fábio Martino

Ossa faz duas apresentações no Teatro Municipal neste fim de semana. (Foto: Beto Garavelho/PSA)

Com a participação especial do solista de piano Fábio Martino, a Orquestra Sinfônica de Santo André se apresenta neste sábado (29), às 20h, e domingo (30), às 18h, no Teatro Municipal. Duas famosas peças do compositor e pianista alemão Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827) serão reproduzidas para o público presente, sob regência do maestro Carlos Eduardo Moreno: Concerto nº 5 para piano e orquestra, e Sinfonia nº 5. Em cada um dos dias, 429 lugares estarão à disposição do público. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes das apresentações.
Nascido em 1988 na cidade de São Paulo, Fabio Martino iniciou os estudos de pianos aos cinco anos. Como bolsista da Fundação Magda Tagliaferro, foi aluno de Armando Fava Filho. Desde 2008, o pianista estuda sob a orientação de Sontraud Speidel, na Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha). Em 2011, Martino concluiu seu mestrado com nota máxima, e desde 2012 cursa Konzertexamen.

Concertos Andreenses de Música Erudita

O projeto Concertos Andreenses de Música Erudita foi idealizado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santo André. Neste ano, o programa promove atividades em três diferentes pontos da cidade: Teatro Municipal, Igreja Luterana de Santo André e Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha). Todas as apresentações são gratuitas.

Confira as próximas apresentações:

Dia 29/9
20h – Orquestra Sinfônica de Santo André
Teatro Municipal (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André. 475 lugares)

Dia 30/9
15h – Coro da Cidade de Santo André, Banda Lira e Trio Sinhá Flor
Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha – Rua Coronel Seabra, s/nº – Vila Alzira – Santo André)
18h – Orquestra Sinfônica de Santo André
Teatro Municipal (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André. 475 lugares)

Dia 2/10
20h30 –Jazz Sinfônica
Teatro Municipal (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André. 475 lugares)

Serviço:
Orquestra Sinfônica de Santo André
Data: 29 de setembro, às 20h; e 30 de setembro, às 18h.
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André).
Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
Informações: (11) 4433-0737.

Sobre a Ossa
A Orquestra Sinfônica de Santo André, além de reproduzir obras sinfônicas, promover projetos artísticos e ações sociais, realiza concertos didáticos com oficinas de pré-formação aos professores, e apresentações em igrejas e parques. A orquestra andreense já participou de diversos eventos da música de concerto, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e Sala São Paulo.

Concertos didáticos
A programação de concertos didáticos já atendeu a milhares de crianças das redes pública e privada de ensino do ABC e região, oferecendo a estes a oportunidade de conhecer os instrumentos, o repertório e o funcionamento de uma orquestra. O projeto ainda oferece aos professores uma oficina de musicalização, com o objetivo de preparar os alunos para aproveitarem plenamente o espetáculo.

O maestro
Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Santo André, Carlos Eduardo Moreno teve sua trajetória projetada em 1998, ao vencer o 5º Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra, promovido pela Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Conquistou para a OSUSP o prêmio de Melhor Orquestra em 2006. No Teatro Claudio Santoro em Brasília e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em Niterói, participou junto à direção artística das óperas O Barbeiro de Sevilha (Rossini), Um Balo in Maschera e Rigolleto (Verdi). Em sua infância foi menino cantor do renomado coral Canarinhos de Petrópolis e, com uma voz privilegiada de soprano solista, atuou aos dez anos nas obras Missa em Sol Maior de Schubert e Laudate Dominum de Mozart, sob a regência de Ernani Aguiar. Estudou canto e piano com sua mãe Therezinha Moreno e posteriormente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde concluiu bacharelado em Violino. Aluno dos mais importantes festivais de música na Europa, Brasil e Estados Unidos recebeu em Zurique (Suíça), em 2000, seu diploma de Aufbaumstudium (pós-graduação) em Regência de Orquestra e Canto.