Município é o primeiro do Grande ABC a implantar o sistema de locação de bicicletas como meio de transporte público
O Sanca Bike, sistema de transporte público de bicicleta, começará a funcionar neste domingo, 30, a partir das 10 horas. No primeiro dia de funcionamento, a população poderá testar as bicicletas sem necessidade do cadastro nas estações instaladas na Avenida Presidente Kennedy. O projeto é um novo conceito de transporte sustentável e Mobilidade Urbana e vai funcionar de forma experimental, por seis meses, em seis áreas do município.
São Caetano do Sul é a primeira cidade do Grande ABC a implantar o sistema de locação de bicicletas como meio de transporte público. A proposta é incentivar o uso de bicicletas, que são veículos de transporte que não agridem o meio ambiente e permitem aos usuários um ganho de tempo no trânsito, principalmente nos deslocamentos de curta e média distância.
Para utilização das bicicletas, os interessados deverão se cadastrar e preencher um termo de responsabilidade, aceitando as regras da locação e as condições de seguro obrigatório contra possíveis acidentes. O cadastro deverá ser feito no site da empresa Brasil e Movimento, escolhida para operar o sistema na cidade. O ciclista cadastrado receberá, entre dois e dez dias, o seu cartão Sanca Bike, que vai permitir o uso da bicicleta durante seis meses quantas vezes precisar por dia, no período de 45 minutos. Porém, com um tempo de espera de 15 minutos entre um uso e outro. Quando receber o cartão, a pessoa deverá ativá-lo também no site da empresa. Antes de usar, o ciclista deverá caucionar R$ 10,00 via cartão de crédito, de débito ou por meio de um boleto que pode ser impresso no site. Há necessidade também do pagamento de uma taxa de R$ 5,00 do seguro obrigatório contra acidentes.
As primeiras estações foram selecionadas em função de já existir deslocamentos significativos de ciclistas na cidade. A princípio, teremos seis estações nos próximos seis meses. As primeiras estão instaladas na Avenida Presidente Kennedy, localizadas defronte ao Parque das Crianças e a outra na Praça dos Imigrantes, esquina com a Avenida Tijucussú. Teremos mais outra estação, localizada na Praça dos Violeiros. Ao lado do Hospital de Emergências Albert Sabin, teremos a quarta estação. Na Avenida Goiás, teremos duas estações nesta fase do projeto, tendo como locais escolhidos o Centro Digital e a Praça 1º de Maio, no centro da cidade. As estações funcionarão todos os dias da semana, das 5:00h às 24h, para a retirada das bicicletas. A devolução poderá ser fita 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O projeto Sanca Bike contará com 300 bicicletas e a expectativa é de chegar a mil unidades quando o sistema estiver completamente instalado na cidade. Nessa primeira etapa, teremos seis estações em funcionamento e 70 bicicletas disponibilizadas. A implantação total deverá ocorrer no prazo máximo de três meses. Com o projeto, a cidade só tem a ganhar com benefícios para o meio ambiente, para a população em relação à saúde e para o trânsito. Com isso, a ideia é criar mais ciclovias e ciclofaixas para proporcionar ainda mais segurança aos ciclistas, incentivando, assim, o uso da bicicleta como meio de transporte.
Nos casos de emergências e dúvidas, as pessoas poderão ligar para 0800 702 4170 (atendimento pessoal: das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira, demais horários e dias da semana o atendimento será eletrônico). Para cadastramento, acesse o site: www.brasilemovimento.com.br.