Pinacoteca comemora dez anos de muita arte em São Caetano do Sul

Pinacoteca comemora dez anos de muita arte em São Caetano do Sul

Blindado IV, de 1969, do artista Chardel estará exposta na Mostra Pinacoteca 10 anos - Artes Visuais em São Caetano do Sul (Foto: Divulgação)

Com o lema A Pinacoteca é dez, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação Pró-Memória comemoram os dez anos de atividades da Pinacoteca Municipal da cidade com a exposição Pinacoteca 10 anos – Artes Visuais em São Caetano do Sul. Com entrada gratuita, a mostra será aberta no dia 18/10 (quinta-feira), às 19h30.
Entre as obras expostas está Um marco para o cenário cultural de São Caetano do Sul, que faz uma retrospectiva da abertura da exposição inaugural da Pinacoteca Municipal, ocorrida em 18 de abril de 2002. Era a conclusão de uma história iniciada na década de 1960, com a criação dos Salões de Arte Contemporânea. Naquele momento, se idealizava a criação de um museu de arte que abrigaria a coleção que seria formada com as obras agraciadas com o prêmio aquisição. Onze Salões foram realizados, de forma não consecutiva, até 1988. O museu de arte permaneceu no plano das ideias.
Destes Salões de Arte, resultaram obras de qualidade, representativas de um período bastante expressivo do cenário artístico nacional. Em 1994, uma parte das obras desta coleção foi transferida para a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, que tomou para si o compromisso da criação do novo museu.
Nesta mostra, uma coletânea de obras dos Salões somadas a outras doadas ou adquiridas pela Pinacoteca Municipal, todas ainda não expostas ao público, mais do que comemorar o aniversário de dez anos, o intuito é celebrar a arte permitida – as múltiplas visões propostas pelos artistas, sempre nos convidando a sermos criativos em nossa maneira de ver e interagir com o mundo.
Junto com a exposição, será reinaugurado o Ateliê Pedagógico, com as novas instalações e equipamentos, entre eles, uma prensa para gravura, secadora para papel, pias inox e uma oficina completa para produção de papel reciclado, doada pelo arquiteto Tadashi Konno, morador da cidade.
A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4223-4780 ou pelo email acaoeducativa@fpm.org.br.