Todo conhecimento se desenvolve socialmente. Se quisermos conhecer e compreender como pensavam as pessoas de determinada época, precisamos saber em que meio social elas viveram, pois o pensamento de um período da história é criado pelos indivíduos em grupo ou classes, reagindo e respondendo a situações históricas de seu tempo.
Se quisermos saber por que os indivíduos, grupos ou classes pensam de determinada forma, por que explicam a sociedade deste ou daquele ponto de vista, precisamos entender como os membros dessas sociedades se organizaram e se organizam para suprir suas necessidades, relacionar-se e discutir as questões que envolvem as relações sociais, as normas, os valores, os costumes, as tradições e a religiosidade. Ou seja, devemos entender como são criadas as instituições sociais, políticas e econômicas que permitem certa estabilidade social.
Na maioria das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem a manutenção da situação existente, o statu quo, porque este atende a seus interesses. Assim, procuram apoiar e desenvolver formas de explicação da realidade que justifiquem a necessidade de conservar a sociedade tal como está. Há pessoas, entretanto, que querem mudar a situação existente, pois pensam que a sociedade à qual pertencem é boa para elas e para os outros. Tais pessoas procuram explicar a realidade social destacando os problemas dela e as possibilidades de mudança para uma forma de organização que assegure mais igualdade entre os indivíduos.
Aqueles que querem manter a situação existente normalmente são os que detêm o poder na sociedade; aqueles que lutam para mudá-la são os que estão em situação subalterna.
Além do conflito no campo político e econômico, há um conflito de ideias entre os diferentes grupos sociais. Mas as ideias e formas de conhecimento nunca são radicalmente opostas; elas coincidem em alguns pontos e em outros não, e é isso que mantém aberta a possibilidade de diálogo.
A política é uma dessas formas de conhecimento, resultado das condições sociais no tempo em que se desenvolveu. Ela nasce na tentativa de explicar e entender as transformações ocorridas no mundo. Se faz necessária para a compreensão da sociedade em que vivemos e por quê? os fatos e as relações acontecem de determinada forma. No seu entendimento, a política pode contribuir para que haja mais liberdade de pensamento e ação.