Com isso, a gestão Luiz Marinho contempla 3.042 moradias populares entregues na cidade em quase quatro anos de governo
Prefeitura de São Bernardo do Campo entregou, no início da noite desta segunda-feira (29), 22 moradias do Conjunto Habitacional Pai Herói. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Frank Aguiar e da secretária de Habitação, Tássia Regino de Menezes, que fizeram a entrega das chaves para algumas das famílias que irão morar nas novas moradias. A obra foi financiada com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e da Prefeitura. As unidades habitacionais foram construídas no local onde anteriormente estava implantado o assentamento Pai Herói.
Para o vice-prefeito, a entrega de mais moradias no município significa que o governo está cumprindo o compromisso assumido com os moradores que viviam antes em situação precária e de risco. “Quem anda pela nossa cidade entende exatamente do que estamos falando, pois percebe uma diferença muito grande. Além de garantir moradia digna para essas famílias, também estamos transformando toda a comunidade”, ressaltou Frank Aguiar.
O empreendimento também inclui toda infraestrutura, além da regularização fundiária, titularidade das unidades construídas e trabalho social voltado para a participação e o desenvolvimento comunitário. A população beneficiária do conjunto é oriunda de área de risco do assentamento Pai Herói, inclusive em função de deslizamento ocorrido em 2005. Outras duas famílias que desocuparam o local para a construção do empreendimento também serão atendidas com unidades habitacionais.
Maria Aparecida Souza Santos, mãe de quatro filhos e que teve sua moradia levada por um desmoronamento de terra, resume o que significa essa mudança. Segundo ela, que por quase uma década morou de favores, os dias de medo e insegurança agora fazem parte do passado. “Não tenho palavras para explicar o quanto estou feliz e realizada. Finalmente o sonho de ter uma casa digna pra mim e meus filhos virou realidade”, disse.