Plano de Mobilidade Regional terá audiência pública na segunda-feira

Etapa Diagnóstico do trabalho foi apresentada hoje (5) aos prefeitos da região

São 211 as demandas de obras envolvendo o sistema viário do ABC já identificadas pelo Plano de Mobilidade Regional que deverão passar por análise de prioridades pelos municípios. O levantamento será detalhado na próxima segunda-feira, dia 12, a partir das 18h, no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André) durante Audiência Pública da primeira fase do Plano, a Etapa Diagnóstico. Os dados preliminares do estudo foram apresentados hoje (5), durante assembléia mensal dos prefeitos realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
O arquiteto Marcos Bicalho, da Oficina Consultores Associados, contratada para o trabalho, explicou que nessa primeira etapa será identificada a situação dos sete municípios e os principais problemas no que diz respeito à mobilidade urbana. Após o diagnóstico serão apontadas as medidas necessárias para enfrentar os gargalos existentes, seja através de ações de gestão, como também de investimentos. Segundo ele, já foram encontradas discrepâncias entre obras dos municípios. “O Plano deve sistematizar todas as intervenções propostas: locais, municipais e regionais, dos mais variados tamanhos. Mas nem sempre a obra mais cara é a mais importante”, adiantou.
Elaborado a partir de convênio entre o Consórcio e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Plano buscará identificar também a rede de transporte coletivo da região, os pontos de integração entre as modalidades, analisando bilhetagem eletrônica, monitoramento e apontando tendências. “A integração tarifária está acontecendo cada vez mais. E isso exigirá planejamento dos municípios”, analisou Bicalho. Para o consultor, o Plano será uma importante ferramenta que o Consórcio poderá utilizar na busca por recursos para a região.
A primeira apresentação do Plano de Mobilidade Regional – Grande ABC aconteceu em junho, para diferentes setores da sociedade civil, empresários do setor produtivo e representantes dos trabalhadores, durante reunião do Conselho Consultivo do Consórcio. Também foram recebidas, via site da entidade, sugestões de empresas e cidadãos. A audiência pública de segunda-feira será mais uma vez aberta aos segmentos organizados da região, autoridades e demais interessados.

Serviço:
Audiência Pública
Plano de Mobilidade Regional – Etapa Diagnóstico
Dia 12 de novembro, segunda-feira, 18h
Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André