De olho na Copa, França conhece Estádio Primeiro de Maio

Grécia e México já haviam visitado o equipamento da cidade em outubro

A delegação da seleção da França, campeã do mundo em 1998 e vice em 2006, esteve nesta quinta-feira (6) em São Bernardo do Campo para conhecer as instalações do Estádio Primeiro de Maio e também o Liau Hotel Park Plaza. Esta foi a terceira visita que o equipamento municipal recebeu neste ano, como parte dos preparativos da Copa do Mundo 2014 – Grécia e México já haviam feito a vistoria em outubro.
A cidade está na primeira versão do catálogo do Centro de Treinamento de Seleções (CTS) divulgado pela FIFA, em agosto, para receber delegações durante o campeonato mundial no Brasil. Desta forma, o Estádio Primeiro de Maio e outras 53 instalações espalhadas pelo Brasil estão aptas a compor o catálogo online, que já está disponibilizado no site oficial da Federação.
Estiveram na cidade representando a Seleção da França os dirigentes Erwan Le Prevost, Mohamed Sanhadji e Frédéric Forestas.
Os representantes franceses conheceram os vestiários, o gramado e as arquibancadas do estádio. Foi apresentado também o alojamento construído dentro do Primeiro de Maio para as categorias de base, já inaugurado.
“Receber uma seleção como a França, campeã do mundo, mostra que estamos no caminho certo no nosso trabalho no esporte e também no lazer”, afirmou o diretor Fábio Balotta. “Foi a terceira visita em São Bernardo em apenas dois meses. Esperamos receber outras delegações em breve”, completou.
Critérios rígidos – Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, que no caso de São Bernardo será o Liau Hotel Park Plaza, na Chácara Inglesa. O catálogo já foi apresentado às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentradas. A escolha das delegações acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia.
A análise dos técnicos para a escolha dos CTSs levou em conta mais de cem detalhes nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem, etc. Uma segunda versão do catálogo será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano.
Olimpíadas – Pré-selecionada para receber seleções para treinos e aclimatizações na Copa do Mundo, São Bernardo também poderá receber delegações para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Dos oito equipamentos escolhidos na região do Grande ABC, seis estão na cidade são-bernardense: Estádio de Atletismo, Ginásio Poliesportivo, Estádio do Baetão, Centro de Canoagem, Centro de Handebol e o próprio Estádio Primeiro de Maio.