Prefeitura fomenta negócios entre a Marinha do Brasil e empresários da região

Cerca de 500 pessoas participaram de encontro no Senai Mário Amato sobre oportunidades de negócios com a força naval

Prefeitura fomenta negócios entre a Marinha do Brasil e empresários da regiãoIniciativa inédita no Grande ABC, a Conferência da Marinha para expor as suas demandas a empresários da região realizada na manhã desta quinta-feira (6), reuniu cerca de 500 pessoas no Senai Mário Amato, em São Bernardo do Campo. O prefeito do município, Luiz Marinho, abriu o evento. A convite da Prefeitura, sete almirantes da força naval brasileira vieram apresentar as necessidades de produtos e serviços planejados para os próximos anos, além do caminho das pedras para interessados em se tornar fornecedores.
O diretor de Abastecimento da Marinha, vice-almirante Edésio Teixeira Lima Júnior, foi o principal conferencista. Foram promovidas ainda seis rodadas de relacionamento com empresas previamente cadastradas para futuros negócios. De acordo com o palestrante, as principais necessidades da Marinha hoje são: produtos de metalmecânica, como máquinas, motores e eletrônica; itens da indústria têxtil; alimentos, a exemplo de enlatados, material cirúrgico-hospitalar, material de expediente e de marinharia (componentes de navio), como cordas, salva-vidas, equipamentos de proteção e de combate a incêndio, entre outros.
Para Luiz Marinho, a ação trata-se de mais uma medida voltada a diversificar a rede de negócios da região. Ele adiantou que a próxima conferência será com o Exército Brasileiro. “Queremos que o empresariado regional considere o setor de defesa, assim como as áreas de petróleo e gás, e venham a fazer parte dessas cadeias”, disse o chefe do Executivo. Marinho ressaltou ainda que o orçamento nacional em defesa é o 10º maior do mundo.
Participaram do encontro representantes de entidades como CIESP (departamento de defesa), Consórcio Intermunicipal Grande ABC, FIESP e Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), entre outras.
Estratégia – A Prefeitura desenvolve, desde 2009, uma série de atividades para inserir o setor produtivo do município e do ABC no segmento de defesa. Entre as principais articulações nesse sentido figuram as viagens do prefeito à Suécia e França em 2010, para conhecer os projetos concorrentes à licitação de 36 caças para a Força Aérea, e inúmeros seminários e workshops com as empresas europeias concorrentes, que resultaram na inauguração do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) em 2011.
A Administração Municipal trabalha ainda para instalar, em conjunto com o Ministério da Defesa, uma Agência de Catalogação no município, voltada a todo o Grande ABC.