Fundação Pró-Memória lança edição 46 da revista Raízes

Fundação Pró-Memória lança edição 46 da revista Raízes

Capa da edição 46 da revista Raízes, ilustrada por três cartões-postais produzidos na década de 1920 que fazem parte do acervo do Centro de Documentação Histórica da Fun­dação Pró-Memória (Imagem: Divulgação)

Tradicional publicação que resgata a história e a memória de São Caetano do Sul, a nova edição da revista Raízes será lançada no dia 13/12 (quinta-feira). O evento de lançamento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura da cidade e pela Fundação Pró-Memória, vai acontecer na Câmara Municipal da cidade (Avenida Goiás, 600 – Bairro Santo Antonio), a partir das 19h30.
A capa é ilustrada por três cartões-postais produzidos na década de 1920 e que fazem parte do acervo do Centro de Documentação Histórica da Fun­dação Pró-Memória. São imagens coloridas e ricas em detalhes, de três jovens mulheres, que exalam femi­nilidade, beleza e suavidade. Apesar de toda ternura retratada, a segunda década do século 20 marcou a mudança do papel social da mulher.
Nesta edição de número 46, a Revista Raízes apresenta um pouco da história das mu­lheres de São Caetano do Sul. Limitadas, por um longo tempo, ao espaço da vida privada, à dedi­cação ao lar, aos filhos e ao marido, estas figuras foram muito importantes e tiveram papel funda­mental na construção da história local. Ao longo das 128 páginas, por meio de imagens e artigos, são relevadas histó­rias de vida destas personagens e seu cotidiano a partir do início do século 20 no Núcleo Colonial de São Caetano.
Na seção Memória, a Raízes celebra os 35 anos da criação da Fundação Municipal Anne Sullivan, que desenvolve um trabalho muito importante na área da educação especial. A revista também presta sua homenagem às Indústrias Reunidas Fá­bricas Matarazzo, um marco na história econômi­ca e industrial de São Caetano, que completaria, em 2012, 100 anos do início de seu processo de instalação no município.
Nas páginas de História Oral, o destaque são histórias de vida contadas por seus protagonistas. Nesta edição, participam Norma Marcon Fucchi, Margarida dos Santos Camilo, Waldemar Siqueira e o Coronel Wilson da Silva. Ganham destaque, na seção Personagens, Natal Martinetto, jovem de São Caetano que participou da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, e Laércio Ferraz, figura constante nas com­petições de ciclismo da cidade e da região. A Homenagem ficou para Silvino Fiorio Neto, mem­bro da Academia de Letras da Grande São Paulo, com sede em São Caetano, falecido em 2012.
Charges de Jayme da Costa Pa­trão ilustram um artigo que trata de como inse­ria o idealismo em seus desenhos. Em Regionais, o relato de um casal de poloneses apresenta suas experiências e memórias. A novi­dade desta edição é a seção Recordando nossas Raízes, que vai, a cada novo número, abordar edi­ções anteriores da Revista Raízes.
O tema moda também é uma constante na publica­ção. Desta vez, falando sobre vestido de noiva e suas mudanças no decorrer das décadas. No dia do lançamento, a revista será distribuída gratuitamente ao público. Mais informações pelo telefone 4221-9008 ou pelo portal www.fpm.org.br.