Economize com o Material Escolar

Bruno Chacon

Bruno Chacon

19 de Janeiro

Quem disse que acabou? A grande maioria inicia o ano preocupado com as contas de janeiro, entre elas, IPVA, IPTU, seguro de carro e matrícula escolar. Porém acaba se esquecendo de incluir nos cálculos o material para os estudos. Livros, apostilas, cadernos, lápis, caneta, e por ai vai. A lista de material escolar acaba variando de acordo com as escolas, o que não muda, é que a cada ano que passa ela fica cada vez maior e mais cara.
De acordo com uma pesquisa efetuada pelo Procon em dezembro do ano passado, na cidade de São Paulo, o mesmo material pode variar 250% de uma loja para outra. Por esse motivo, a primeira dica antes de sair comprando é pesquisar. Verifique a cotação dos produtos em pelo menos três lojas de regiões diferentes e se possível em loja na internet também. Por estar próximo do retorno às aulas, os comerciantes acabam se aproveitando da situação, assim como acontece no natal, dia dos namorados, dia dos pais e das mães e em todas as datas comemorativas.
Para economizar cada vez mais, verifique se algum item da lista pode ser reaproveitado. Livros e apostilas, itens geralmente mais caros, o aluno pode comprar ou até mesmo ganhar de quem cursou a mesma série no ano anterior. Existem muitos sites e sebos que vendem livros em ótimas condições, sem contar as bibliotecas municipais que podem ser utilizadas ao longo do ano.
Agora, se realmente precisar comprar todos os itens da lista, precisamos tomar cuidado para não nos endividarmos. Para não desorganizar nosso orçamento ao longo do ano, é preciso economizar ao máximo. Para reduzir o valor total da compra de material escolar, existem algumas dicas a seguir. A principal, já comentada diversas vezes, é pesquisar. Outra dica é comprar por atacado, guardando assim o que sobrar para o ano seguinte. E a melhor dica de todas é reunir com os colegas, e outros pais, diversas listas para comprar todos juntos, em grande quantidade sempre há descontos.
A forma de pagamento é outro motivo para economizar ou gastar mais. Geralmente quem paga à vista ganha descontos no valor total da compra. Evite parcelar, pois além de não ganhar descontos, você pagará juros.
Evite estar endividado ao estudar, certamente não estará 100% focado aos estudos, e sim preocupado com as dívidas. Vamos cuidar do bolso para podermos aproveitar o que há de melhor na vida. Bom retorno às aulas !!!