Projetos sociais de Santo André serão beneficiados por programa internacional

Duas entidades foram selecionadas para a edição 2013/2014 do A Chance to Play – O Direito de Brincar, do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, e integrantes do Executivo recebem amanhã (22) delegação de representantes diplomáticos da Alemanha e da diretoria da Volkswagen no país para ampliar a nova parceria que a administração andreense começa neste ano com adesão ao programa A Chance to Play – O Direito de Brincar.
Dos 12 projetos sociais inéditos que serão desenvolvidos nos anos de 2013 e 2014 no Brasil, dois são de Santo André. A Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa) e o Centro de Libertação de Vidas (Celivi) foram as instituições contempladas na iniciativa, que tem a missão de valorizar o brincar como ferramenta para o desenvolvimento e educação dos jovens.
“É uma oportunidade para desenvolvermos projetos inéditos que beneficiarão crianças e adolescentes e, consequentemente, toda a sociedade andreense”, afirma Carlos Grana. Ex-dirigente sindical, o prefeito fez questão de destacar a participação dos metalúrgicos no programa, que partiu de uma iniciativa do Comitê de Trabalhadores da Volkswagen.
Nesta edição, o Brasil é o foco. Cerca de 60 mil crianças e adolescentes serão beneficiados após o lançamento da versão brasileira do A Chance To Play, que está marcado para 24 de janeiro, em São Bernardo – a cidade, que é sede da Volkswagen do Brasil, também tem projetos beneficiados pela iniciativa.
O programa será realizado em parceria com a ONG alemã Terre des Hommes, com 45 anos de atuação na área social, apoio da Volkswagen, e contará com investimentos iniciais de 1,5 milhão de euros.
Patrocinado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, por meio de doações voluntárias dos empregados no mundo inteiro. As arrecadações são feitas em campanhas internas promovidas pelos funcionários, como o programa mundial Uma Hora para o Futuro, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano.
Na África do Sul, A Chance to Play beneficiou cerca de 40 mil jovens durante o Mundial de Futebol de 2010. A versão brasileira do programa terá como padrinho Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.
Instituições beneficiadas – As organizações sociais escolhidas para participar do programa são reconhecidas pelos trabalhos que desenvolvem, relacionados com a defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
A Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa), por sua vez, atua na articulação e na mobilização da rede de entidades sociais de Santo André. O projeto Brincar é Coisa Séria proporcionará que organizações sociais da cidade incorporem o direito do brincar em seus projetos. A ideia é utilizar o sistema como ferramenta sociopedagógica para a construção de uma cultura de paz.
O Centro de Libertação de Vidas (Celivi) é uma creche comunitária de Santo André. O novo projeto Brincalar capacitará os pais das crianças atendidas, para que multipliquem em suas comunidades a proposta pedagógica da creche, que tem foco no direito de brincar.