São Bernardo reforça campanha de vacinação contra hepatite B durante férias escolares

Vacina é disponibilizada gratuitamente nas 32 UBSs do município; neste período, o foco são pessoas entre 15 e 29 anos

A prevenção da hepatite B está sendo reforçada em São Bernardo do Campo neste período de férias escolares, quando as pessoas viajam com mais frequência e deixam de comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Direcionada a pessoas com até 29 anos de idade, o objetivo da ação realizada nas 32 UBSs do município é proteger a população contra a doença, principalmente de 15 a 29 anos. Apesar de a medicação ser encontrada gratuitamente nas UBSs, somente 67% da população nesta faixa etária tomou a dose no estado de São Paulo.
A vacina ainda é a melhor maneira de prevenção. É muito importante que a população aproveite este período para colocar a carteira em dia, uma vez que para ficar completamente protegido é necessário tomar três doses da imunização. A segunda dose ocorre um mês depois da inicial, já a terceira, depois de seis meses. Na ocasião, essas pessoas também podem receber as vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola.
Além do público com até 29 anos de idade, a vacina contra hepatite B é ofertada gratuitamente para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, profissionais de saúde, manicures e podólogos, entre outros.

Saiba mais

– As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, uma vez que esse tipo de doença causa inflamação do fígado. A hepatite B é causada pelo vírus B (HBV), que é uma doença infecciosa e está presente no sangue, no leite materno e no esperma. Por este motivo, é considerada uma doença sexualmente transmissível. A tipo C é provocada pelo vírus C (HCV) e, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue.

Serviço

– Em São Bernardo, o Ambulatório de Especialidades Médicas efetua por mês cerca de 200 testes de triagem sorológica para as hepatites B e C. O ambulatório funciona na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Centro. O serviço também é ofertado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), dentro da UBS Alvarenga (Rua Leonardo Martins Neto, s/nº, Bairro Alvarenga).
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 4128-7745. O endereço das UBSs pode ser acessado no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br.