São Bernardo intensifica ações voltadas a estabelecimentos da área de alimentação

Iniciativa faz parte de estratégia adotada pela Vigilância Sanitária, com foco na conscientização e orientação junto ao comércio

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, tem atuado de forma intensiva na conscientização e orientação aos comerciantes, estratégia que vem alcançando resultados positivos. O exemplo foi a inspeção neste mês em 24 estabelecimentos do setor de alimentação, gerando sete interdições e seis autos de infração, dois deles sendo, inclusive, intimados a providenciar a limpeza e a organização dos espaços em até 48 horas.
A ação se deu após os proprietários terem sido intimados seguidas vezes a sanar irregularidades apontadas pela fiscalização. De acordo com a chefe de Seção de Vigilância e Fiscalização de Alimentos, Cristina da Silva Marins, um dos endereços teve que inutilizar produtos e outro sofreu interdição de material importado cuja rotulagem estava irregular.
A intervenção faz parte da estratégia adotada pela Vigilância do município, mais focada em princípio em uma ação educativa junto ao comércio local, porém, com a interdição das atividades quando há a constatação de irregularidades graves.
Para isso, um conjunto de ações tem sido realizado pela Administração Municipal, sendo a principal delas os treinamentos sobre boas práticas. Com duração de quatro horas, o curso voltado aos donos de estabelecimentos aborda a legislação, regras de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos, entre outros temas. Ao todo, 1.022 estabelecimentos do gênero passaram por treinamento nos últimos quatro anos, entre mercados, restaurantes, bares, pizzarias, padarias e cozinhas industriais, entre outros.
Essa ação educativa sobre o cumprimento da lei irá prosseguir nos próximos meses e outros comerciantes serão chamados a participar. Cristina explica que a Vigilância também está convidando novamente bares e casas noturnas para falar sobre a questão da lei do tabaco dentro dos estabelecimentos, e da lei que pune os comerciantes que venderem álcool a menores de 18 anos.
Já no dia 18 de fevereiro, haverá um treinamento para cerca de 50 donos de estabelecimentos de beleza sobre biossegurança, ou seja, conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do trabalhador, empregadas para prevenir acidentes. Até junho, a meta é atender 470 empreendimentos do gênero.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4128-7764.