Desfile acontece na Avenida Aldino Pinotti e contará com a presença de 11 agremiações, entre pleiteantes e Grupos I e II
São Bernardo do Campo já está pronta para a folia do Carnaval 2013. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, a partir das 18h, a Avenida Aldino Pinotti, próxima ao Paço Municipal, será palco desta grande festa, que deve atrair mais de 50 mil pessoas nos dois dias. No total são 11 agremiações que desfilarão na passarela do samba, divididas entre pleiteantes e Grupos I e II. A abertura oficial do evento será no sábado (9), a partir das 18h, com a apresentação do bloco de afoxé Omo Ayie Sele.
Os desfiles das duas pleiteantes e das duas escolas do Grupo II começam às 18h, obedecendo à seguinte ordem: Acadêmicos de Vila Baeta Neves de São Bernardo do Campo, Rosas Negras, Império do Samba de Vila Vivaldi e Terceira Idade Brilha São Bernardo.
No domingo (10), desfilam sete escolas do Grupo I, a partir das 19h: Unidos do Vila Rosa, Renascente de São Bernardo, Acadêmicos de Vila Vivaldi, Mocidade Alegre de São Leopoldo, Estação Primeira de Baeta Neves, União das Vilas e Camisa Vermelha e Branca, nesta ordem. O tempo de desfile dos Grupos I e II será de 35 a 50 minutos para cada escola. As agremiações do grupo pleiteante terão de 25 a 40 minutos para atravessar a avenida.
Segundo o secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, o público assistirá uma grande festa, visto que a Prefeitura está montando uma bela estrutura para os dois dias de desfile. “Para garantir a beleza desta grande festa popular, a Administração está atenta a todos os detalhes”, ressalta.
Em 2012, a escola de samba Mocidade Alegre de São Leopoldo venceu pelo quinto ano consecutivo o Carnaval de São Bernardo. A vencedora do Grupo II foi a Unidos da Vila Rosa e a vencedora do grupo das pleiteantes foi a Império do Samba da Vila Vivaldi.
Serão dois jurados para cada quesito, que estarão localizados em cabines separadas ao longo da passarela do samba. A apuração ocorrerá na terça-feira (12), às 15h, no Ginásio Poliesportivo (Avenida Kennedy, 1.155).
Infraestrutura e segurança – Para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura está preparando uma infraestrutura atenta a todos os detalhes, visando a segurança dos foliões.
As arquibancadas que estão sendo montadas ao longo da Avenida Aldino Pinotti têm capacidade para nove mil pessoas sentadas. Próximo ao local será disponibilizada uma praça de alimentação com cerca de 40 barracas, entre doces e salgados, e serão instalados 100 sanitários químicos, inclusive para pessoas com deficiência. A venda de cerveja estará liberada pelos ambulantes licenciados no município. A bebida poderá ser vendida apenas na praça de alimentação, em copo plástico. Não serão permitidas latas.
Para que os foliões não percam nenhum detalhe da festa, serão instalados dois telões, sendo um próximo à praça de alimentação e outro na área de dispersão. Além disso, haverá em torno de 450 refletores de luz no alto das arquibancadas e 32 torres com três caixas de som cada.
Haverá dois carros de som na avenida que contribuirão para reduzir o tempo de espera entre uma escola e outra. A expectativa é de que o intervalo entre as agremiações seja de apenas 15 minutos.
Buscando garantir a tranquilidade do público, no local haverá 44 câmeras de monitoramento distribuídas por toda avenida. Um efetivo formado por 190 policiais militares, 150 guardas municipais e 50 policiais civis farão a segurança. A movimentação será acompanhada por televisores instalados em um local reservado aos policiais.
O Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais de SBC novamente marcará presença na festa. Nos dois dias de desfile, das 18h às 23h, técnicos da Secretaria de Saúde e agentes das UBSs estarão distribuindo preservativos masculinos, folhetos e esclarecimentos sobre as formas de prevenção das DST/Aids e hepatites virais.
No local também haverá duas ambulâncias para atendimentos de emergência, sendo uma na área próxima à concentração e outra na dispersão.
Transporte – O estacionamento do Paço Municipal estará liberado para uso do público. As vias alternativas para circulação dos veículos de passeio e transporte coletivo serão as avenidas Senador Vergueiro, Lauro Gomes e Pereira Barreto. A Rua José Versolato e o trecho da Avenida Lauro Gomes entre a Avenida Pereira Barreto e Rua José Setti ficarão fechadas nos dias do desfile.
A frota de ônibus foi reforçada para atender ao público. Serão 307 ônibus no sábado (9) e 213 no domingo (10). O transporte público só encerrará as atividades na volta para casa quando não houver mais pessoas nos pontos.
Agentes farão o acompanhamento do serviço e, em caso de aumento da demanda com destino ao Paço Municipal, a partir das 19h30, serão colocados novos veículos para o transporte do público.
O trânsito da Avenida Aldino Pinotti ficará bloqueado a partir de quinta-feira (8). Nos dias 9 e 10, a Avenida Lauro Gomes, entre a Avenida Pereira Barreto e Rua José Setti, será destinada exclusivamente para carros alegóricos e ônibus com foliões. A Rua José Versolato será interditada no mesmo período entre a Avenida Senador Vergueiro e a Avenida Pereira Barreto. Cem agentes de trânsito orientarão os motoristas.
Transmissão ao vivo – No sábado (9), a Rede TV Mais irá transmitir, das 13h às 18h, de hora em hora, boletins sobre os preparativos da primeira noite do desfile, das escolas pleiteantes e do Grupo II. Já no domingo (10), a partir das 19h, o público poderá conferir dez horas de transmissão ao vivo do desfile das agremiações do Grupo I. A partir das 13h, também serão passadas informações de hora em hora sobre as escolas e últimos ajustes do sambódromo.