Enfim, elaboraram um site totalmente gratuito, onde todos podem consultar se o seu nome está sujo ou não, se possui dívidas, ou pendências financeiras. Antes tínhamos que procurar um dos postos autorizados e pagar uma taxa. Mas sempre fiquei me perguntando, como uma pessoa, que está sem dinheiro, com nome sujo, querendo consultar suas pendências, tem que pagar para verificar sua situação. O mesmo é valido para os sites de procura de emprego, onde o cidadão desempregado a vários meses, querendo encontrar algum trabalho para ajudar as finanças em casa, tem que pagar uma mensalidade para deixar seu CV no site e torcer para ser chamado parar algumas entrevistas, que mesmo pagando a mensalidade não tem nada garantido.
O site que está disponibilizando esse serviço gratuitamente é da empresa Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Ninguém quer deixar o nome sujo na praça, porém muitos nem sabem sua própria situação, seja por falta de tempo ou por falta de informação em relação onde e como descobrir se está tudo em ordem com seu nome. Através deste site é possível verificar os débitos existentes e em quais empresas você possui pendências. A vantagem deste serviço é exatamente essa, ao descobrir em qual empresa estamos devendo, basta ir negociar diretamente com elas, conseguindo um desconto por acertar as dívidas ou uma negociação para facilitar o pagamento das pendências.
Pronto, agora com todas as informações disponíveis, basta apenas planejar a parte financeira para quitar as dívidas e limpar seu nome. Em primeiro lugar, some todas as pendências existentes, inclusive os juros. Esse será o valor máximo que você terá que pagar para limpar seu nome, o próximo passo é negociar a dívida diretamente com a empresa em que se deve, para reduzir ao máximo o valor a pagar. Em muitos casos, o valor cairá muito, pois as empresas já estavam desacreditadas em receber essas pendências, por esse motivo é indispensável a negociação, pois fará com que economize ainda mais.
E por fim, planeje-se financeiramente falando. Não pense apenas naquela frase famosa, “a parcela cabe no bolso, então posso pagar”, pois se pensar assim, certamente terá mais problemas financeiros futuramente. Planeje pensando em quanto terá que poupar por mês para quitar à vista suas dívidas. Ao passar pelo processo de limpar seu nome e acabar com suas dívidas, apenas poupando por mês, fará com que você aprenda o caminho certo para colocar o hábito de poupar na rotina do seu dia a dia. Assim, ao invés de estar poupando para pagar dívidas, você poderá estar poupando para aquela viagem de fim de ano com sua família, aquele imóvel dos sonhos, ou até mesmo sua tão sonhada independência financeira.