Orlando Morando e vice-prefeita Oswana realizam audiência para discutir implantação do Parque Tecnológico

Na última terça-feira (05/02), o deputado estadual Orlando Morando realizou audiência com o secretario estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli e a vice-prefeita de Santo André e secretaria municipal da pasta, Oswana Fernandes Fameli para tratar sobre a implantação do Parque Tecnológico na cidade.
“O Parque Tecnológico de Santo André vai alavancar o desenvolvimento de inovação em diversos segmentos industriais do Grande ABC e precisamos que ele saia do papel o mais rápido possível”, cobrou o deputado Orlando Morando.
Os parques tecnológicos são empreendimentos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando instituições de ensino ao setor produtivo.
O governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado.
Para ser credenciado, o município precisa cumprir uma série de exigências do programa, como abrir uma empresa pública para gerir o espaço, comprovar a viabilidade do empreendimento, fazer o projeto urbanístico, firmar convênios com instituições de ensino, criar leis que incentivem a inovação e a pesquisa, entre outros.
“Em termos de projeto, o município está bem avançado, mas falta a Prefeitura abrir uma empresa pública para gerir o espaço e terminar alguns estudos do projeto. Assim que fizerem isso, conseguiremos avaliar e conceder o credenciamento”, explicou o secretário Quadrelli.
A vice-prefeita Oswana agradeceu o agendamento feito pelo deputado Orlando Morando e afirmou que a implantação do Parque Tecnológico é uma prioridade do governo. “Tivemos conhecimento agora do que realmente está faltando, sendo assim, providenciaremos o mais rápido possível. Além disso, vamos visitar alguns Parques Tecnológicos que já estão em funcionamento como de São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, para analisar o melhor caminho a ser seguido”, finalizou.