No local funcionarão serviços como a subprefeitura, unidade do Brasil Sorridente, CAPS 24 horas e posto da Rede Fácil
A população da região do Alvarenga vai ganhar quatro novos serviços até o final deste ano. O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, assinou na tarde da última quinta-feira (14) a ordem de serviço para início das obras de um complexo que inclui o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Alvarenga, a unidade do programa Brasil Sorridente (Centro de Especialidades Odontológicas), um posto de atendimento da Rede Fácil e o escritório da Subprefeitura daquela região.
O complexo funcionará na Estrada dos Alvarengas, 5.801, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) União/Alvarenga, em uma área de 3.132 m². A obra está orçada em R$ 7.029.047,83, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e sua conclusão está prevista para daqui a dez meses.
A instalação de uma unidade da Rede Fácil e da recém-criada Subprefeitura do Alvarenga possibilitará que os moradores daquela região consigam solicitar serviços da Prefeitura com mais rapidez e sem a necessidade de deslocamento até o Centro. Hoje, São Bernardo dispõe de três postos da Rede Fácil: Paço Municipal, Assunção e Riacho Grande. Nestes locais, a população pode resolver seus problemas, obter informações e solicitar diversos serviços relacionados à Administração Municipal.
“Hoje demos um passo muito grande para estruturar os serviços da Prefeitura nesta região, que está sendo bastante valorizada com obras como o Hospital de Clínicas, previsto para ser entregue neste semestre, e importantes projetos viários, como o alargamento da Estrada dos Alvarenga e um dos 12 corredores de ônibus que faremos na cidade”, disse Marinho, destacando que a população também aprovou como demanda a construção de um Centro de Educação Unificado (CEU) nas plenárias do Orçamento Participativo de 2012.
De acordo com o secretário de Saúde, Arthur Chioro, quando concluída, a nova sede do CAPS Alvarenga terá equipe ampliada e estenderá seu horário de funcionamento, passando a atender 24 horas. Atualmente, o CAPS daquela região funciona em um imóvel alugado na Estrada dos Alvarenga, 3.268, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade destina-se ao tratamento de pacientes com transtorno mental severo, residentes nos bairros Alvarenga, Assunção, Alves Dias, Cooperativa, Dos Casa e Jardim Independência.
Já a unidade do Brasil Sorridente do Alvarenga será a segunda do gênero no município. Com isso, será possível descentralizar os atendimentos do equipamento que funciona na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, no Bairro Nova Petrópolis, que atua no limite da capacidade.
Com dez consultórios, o novo serviço fará o tratamento de especialidades odontológicas a partir de encaminhamento feito pelos profissionais de saúde bucal lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A exemplo do centro de especialidades do Nova Petrópolis, o endereço também contará com laboratório de apoio para o serviço de próteses dentárias.