Primeira exposição comemora 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá
Santo André inaugurou na noite da última segunda-feira (18), na entrada da Biblioteca Nair Lacerda, o Espaço Permanente de Fotografia em homenagem a João Colovatti. A primeira exposição comemora os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. Por meio de 80 fotos, desde a fundação até os dias atuais, a mostra retrata temas como campanhas salariais e redução de jornada dos trabalhadores.
Ex-metalúrgico, o prefeito Carlos Grana – dirigente sindical mais jovem do país – destacou a importância do espaço para a memória da cidade. “Fico orgulhoso por participar desta homenagem. A exposição diz muito sobre a história de Santo André, que não pode ser contada sem que seja relembrado o histórico dos metalúrgicos”, discursou o chefe do Executivo.
A abertura da mostra contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Santo André no Teatro Municipal. Além do hino nacional brasileiro e de Santo André, os músicos interpretaram a abertura da ópera O Guarani.
Participaram da solenidade os secretários Raimundo Salles (Cultura, Esporte, Lazer e Turismo), Oswana Fameli (Desenvolvimento Econômico e Trabalho e vice-prefeita), João Avamileno (Governo), Leandro Laranjeira (Comunicação), Ricardo Di Giorgio (Secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense). O superintendente da Craisa, Hélio Tomás Rocha, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Martinha também acompanharam o evento.
Homenagem – O novo espaço cultural andreense homenageia o fotógrafo João Colovatti, que trabalhou no Diário do Grande ABC por 20 anos e faleceu em 2011.
Serviço:
80 Anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá
Visitação: até 30 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.
Entrada gratuita.