Inscrições podem ser feitas até 1º de março. No local também haverá tendas oferecendo serviços de saúde e da Central de Trabalho e Renda
A Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv) abrirá inscrições, de 25 de fevereiro a 1º de março, para as oficinas socioculturais gratuitas. Para se inscrever, é preciso ser morador de São Bernardo, ter entre 14 e 29 anos e estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio.
A novidade deste ano é que, na semana das inscrições, será realizada ação integrada com a Secretaria de Saúde e a Central de Trabalho e Renda (CTR). Várias tendas serão montadas no local para a oferta de serviços nestas duas áreas.
Os cursos da Cajuv têm duração de quatro meses. Os interessados poderão se inscrever, nas oficinas de artes circenses (aéreo, clown, lira e trapézio), teatro, break, jazz, street dance, dança do ventre, dança de salão, DJ de casa noturna, canto coral, contrabaixo, guitarra, violão, desenho, fotografia, jiu-jítsu, Le Parkour (arte do deslocamento sobre superfícies) e MMA.
Para quem gosta de ação, estarão disponíveis vagas para as oficinas radicais de bike, patins, skate mirim (até 12 anos), skate street e skate vertical. E para quem prefere estar perto da natureza pode escolher entre escalada, equitação e stand up paddle (prancha com uso de remo).
No último semestre, mais de 2,6 mil alunos participaram dos cursos. Para Paloma Duarte, da Vila São Pedro, as oficinas da Cajuv lhe serviram de incentivo para desenvolver uma atividade profissional. “Hoje, pratico jiu-jítsu profissionalmente e comecei a me interessar pela modalidade nas oficinas da Cajuv”, ressalta Paloma.
As inscrições poderão ser feitas na sede da Cajuv, das 9h às 19h, na Avenida Redenção, 271, Centro. Para as Oficinas Radicais as matrículas devem ser feitas no Parque da Juventude, na Av. Ítalo Setti, 65, Centro. Para a inscrição de adolescentes de 14 a 18 anos incompletos, é necessária a presença do pai ou responsável legal.
Ação integrada – De segunda a sexta-feira (1º), das 9h às 19h, no local das inscrições, os munícipes podem visitar as tendas para obter informações sobre doenças epidemiológicas, vacinas contra hepatite, serviços de atenção básica, além de orientações gerais e serviços oferecidos pelo posto móvel da Central de Trabalho e Renda.
No local também haverá um espaço para Zoonoses, com o programa Entenda os bichos, e uma tenda do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), com a exposição de trabalhos produzidos pelos usuários.
Programação
Dia 25 (segunda-feira)
Manhã
Informações sobre vacinação e orientações com profissionais da UBS Vila Dayse – Programa Tuberculose
Tarde
Informações sobre vacinação e orientações com profissionais da UBS Baeta Neves – Programa Hanseníase
Dia 26 (terça-feira)
Manhã
Informações sobre vacinação e orientações com profissionais da UBS Vila Euclides – Gravidez na adolescência e dengue
Tarde
Orientações sobre vacinação com técnicos da UBS Baeta Neves e informações sobre Redução de Danos, ações de prevenção e tratamento contra as drogas, com a equipe do Consultório de Rua
Dia 27 (quarta-feira)
Manhã
Informações sobre vacinação e orientações com profissionais da UBS Vila Dayse – Programa Tuberculose
Tarde
Informações sobre vacinação e orientações com profissionais da UBS Baeta Neves – Programa Hanseníase
Dia 28 (quinta-feira)
Manhã
Informações sobre vacinação e orientações com profissionais da UBS Baeta Neves – Roda de conversa, orientações sobre hipertensão e diabetes.
Tarde
Orientações sobre vacinação com técnicos da UBS Baeta Neves e informações sobre DST/ AIDS – Oficina de Sexo
Dia 1º (sexta-feira)
Manhã
Orientações sobre vacinação com técnicos da UBS Vila Dayse. Tenda com trabalhos artesanais do Caps III
Tarde
Orientações sobre vacinação com técnicos da UBS Baeta Neves e informações sobre DST/ AIDS – Oficina de Sexo.