Secretária de Educação de São Bernardo se reúne com colegas das cidades do ABC

Encontro, realizado em São Bernardo, serviu para estreitar contatos e definir uma agenda comum entre as sete pastas municipais da Região

Uma agenda comum entre os dirigentes municipais de Educação das sete cidades do ABC, escolha dos coordenadores para o Grupo de Trabalho no Consórcio Intermunicipal Grande ABC e para o polo da Undime de São Paulo. Esses foram alguns dos assuntos tratados pelos secretários de Educação da região, em reunião realizada na Secretaria de Educação de São Bernardo, na tarde da última terça-feira (19). O encontro foi uma iniciativa da titular da Pasta, Cleuza Repulho, que também é a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e contou com os secretários das cidades de São Caetano do Sul, Mauá, Santo André e Ribeirão Pires, além de representantes de Diadema e Rio Grande da Serra.
“Temos vários problemas comuns as nossas redes, como, por exemplo, jornadas diferentes, municipalização, merenda e transporte escolar nas sete cidades. Manter essa relação próxima com os colegas da região é muito importante para que possamos pensar ações conjuntas e práticas, uma vez que temos problemas parecidos”, ressaltou a secretária de São Bernardo, Cleuza Repulho.
Outra questão levantada foi quanto ao êxodo de professores para outras redes. De acordo com a titular de São Bernardo, uma das propostas que será encaminhada no Consórcio é que todas as redes municipais das sete cidades realizem um levantamento das jornadas de trabalho e salários, para que se defina, de forma padronizada, um calendário de transferências e, assim, acabar de vez com o leilão envolvendo os professores da região.
Escolhida como vice-coordenadora do polo ABC para a Undime de São Paulo, Leonice Moura, que é a secretária de Ribeirão Pires, destacou a importância dessa interação entre as redes. “Os nossos problemas são muito parecidos. Eles vão desde a falta de vagas em creches, como também comportar alunos de outras cidades que moram nas nossas divisas. Todos nós ganhamos com essa troca de experiências”, disse.
Já o coordenador e o vice no GT de Educação do Consórcio Intermunicipal do ABC serão escolhidos em reunião na própria entidade, que será realizada no mês de março.