Prefeito Carlos Grana assina contrato emergencial para início das obras que devem levar seis meses para serem concluídas
O Prefeito de Santo André, Carlos Grana assinou contrato emergencial com a empresa Preserva Engenharia para a reconstrução da ponte que cedeu sobre a Avenida dos Estados, no sentido Bairro/Centro, no último dia 14 de fevereiro. O afundamento da estrutura foi ocasionado por infiltração e assoreamento das margens do Rio Tamanduateí. A obra, que deve levar em média seis meses para ser concluída, prevê a demolição total da estrutura comprometida, contenção das margens do rio e adequação do viário.Com investimento de R$ 5.150.626,33, o projeto contempla um novo traçado, a partir de definições técnicas que prometem solucionar o problema, evitando novos transtornos à população. “Teremos uma ponte retilínea, com altiamento acima do nível de transbordamento do rio para evitar danos estruturais provenientes de enchentes. Além disso, haverá um reposicionamento do equipamento público para garantir maior fluidez ao trânsito”, explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.
O Departamento de Vias Públicas concentra todos os esforços de suas equipes para agilizar as intervenções e trazer o mínimo de transtorno aos motoristas e pedestres que por ali trafegam. Estudos viários e técnicos já estão sendo feitos para minimizar o impacto no trânsito, principalmente em horários de pico. “O que pudermos fazer para acelerar a reconstrução, faremos. No entanto, o canteiro de obras está suscetível às intervenções climáticas, como fortes chuvas”, analisa o secretário.
Rotas Alternativas
O Departamento de Segurança e Trânsito de Santo André orienta aos motoristas que evitem o trajeto por aquela região. O trânsito está sendo desviado para a rotatória do Sesi, na região do Viaduto Castelo Branco e da Alameda Martins Fontes. Outra alternativa é pegar o Viaduto Adib Chammas a partir da Avenida Itamaraty.
O motorista que vem de Mauá, antes de chegar à rotatória Antonio Cardoso deve entrar à esquerda na Rua dos Alpes (alça) para acessar o Viaduto Adib Chammas ou Pedro Dell’Antonia.
Os agentes de trânsito de Santo André intensificarão os trabalhos na área operando nos cruzamentos da Alameda Martins Fontes e Viaduto Castelo Branco. Os semáforos também foram reprogramados para dar mais fluidez à Avenida dos Estados.