Reunião do Arranjo Produtivo Local de Ferramentaria teve a presença de Edilson Urbano, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Membros do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria de São Bernardo do Campo assistiram, na manhã desta sexta-feira (15), palestra de Paulo Braga Melo, gerente de otimização de custos de produtos da Volkswagen do Brasil. O tema da conversa foi ‘Programa Inovar-Auto: Competitividade da Indústria de Ferramentaria no Mercado Nacional’.
Edilson Urbano, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, esteve presente ao evento, assim como enviados de 55 empresas de toda a região.
A palestra apresentou aspectos quantitativos e qualitativos da demanda para o setor de moldes e ferramentais do Brasil e as alterações no mercado em função dos incentivos do novo Regime Automotivo (Inovar-Auto), do Governo Federal.
Pelas APLs, representantes do poder público, dos sindicatos, das empresas e da academia se reúnem para desenvolver determinados setores econômicos, nesse caso o ferramenteiro. No Brasil, esse setor abrange cerca de 1.852 estabelecimentos, sendo 110 no ABC, e representa 55.560 empregos, 3.300 dos quais na região.
Para Edilson Urbano, encontros como esses podem trazer mais clareza sobre o futuro econômico do setor na região. “O objetivo do APL é fazer a indústria ser mais protagonista e uma reunião assim vem ao encontro das nossas necessidades”, disse.
Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Jefferson José da Conceição, revelou que o estatuto do APL se encontra em etapa de finalização.
Outro ponto importante no encontro foi o preenchimento, por parte dos empresários, do questionário do Instituto Hida. Com esse termo de cooperação, será possível a vinda de empresários japoneses para visitar as empresas que participam do Arranjo Produtivo Local.
“Nosso objetivo é fortalecer a cooperação entre as empresas do setor. Foi justamente para isso que o APL foi criado em 2010, diante das grandes dificuldades do segmento”, explicou o secretário.
Inovar-Auto – De acordo com Jefferson José da Conceição, com o novo Regime Automotivo – Inovar Auto -, que concede incentivos à produção nacional, são boas as perspectivas de expansão da demanda de ferramentais, que deverá ser duplicada. O nível de emprego também apresenta perspectiva de expansão significativa.