Tecnologia é ferramenta de aprendizado para alunos de São Bernardo

Mais de 44 mil alunos da rede municipal têm acesso a laboratórios de informática, netbooks e ambientes multimídia nas escolas

O acesso à informática e às diferentes ferramentas de tecnologia já faz parte da rotina dos alunos da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo. Hoje, mais de 44 mil estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizam, pelo menos duas vezes por semana, os equipamentos disponíveis por meio dos laboratórios de informática, além dos 15 mil netbooks que fazem parte do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).
São Bernardo conta, hoje, com laboratórios de informática em 69 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), sendo 18 computadores em cada laboratório. A atividade é feita em dupla, ao menos uma vez na semana, e é integrada aos projetos nas áreas de conhecimento trabalhadas pelos professores em sala de aula. Esses espaços também são abertos para o pela comunidade, durante quatro horas semanais.
Um dos principais diferenciais da rede municipal de ensino de São Bernardo está no uso de laptops educacionais pelo Prouca. A aquisição dos 15 mil netbooks pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, iniciada em 2011, é uma das maiores já feitas por um município no Brasil. “De acordo com os formadores da PUC (Pontifícia Universidade Católica), nenhuma outra cidade que eles atendem possui essa quantidade de laptops educacionais”, afirma a responsável pela Seção de Laboratório e Educação Tecnológica, Nanci Folena.
Os netbooks, distribuídos de forma proporcional entre as 76 EMEBs que atendem ensino fundamental e EJA, são usados em sala de aula pelo menos uma vez por semana, sendo um equipamento por aluno.
Nanci explica que o uso dos recursos tecnológicos é sempre feito de forma integrada aos projetos em sala de aula. “Percebemos que, com o uso da tecnologia, há um desenvolvimento maior da criatividade. Ela também possibilita a integração dos saberes adquiridos nas outras áreas de conhecimento”, acrescenta.
Outra ferramenta são os ambientes multimídia. Atualmente, a rede municipal dispõe de três desses espaços, nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Regina Rocco Casa I e II e no Celso Daniel. Alguns dos recursos dos Centros são lousa digital com tecnologia sensível ao toque, recursos de áudio e vídeo e tratamento acústico. O local é usado em turmas para atividades expositivas e produções coletivas.
Além disso, grande parte das unidades disponibilizou os materiais produzidos pelos alunos em blogs do portal da Educação, www.educacao.saobernardo.sp.gov.br. Dessa forma, é possível promover a integração e a troca de experiências entre as escolas.
Preparando para o futuro – O objetivo do trabalho de integração de mídias e tecnologia é possibilitar aos alunos e à comunidade maior acesso às ferramentas tecnológicas. No entanto, o uso desses recursos também pode ajudar no desenvolvimento de habilidades que, no futuro, serão aproveitadas profissionalmente.
Segundo a chefe de Divisão do Incremento ao Ensino, Elaine Lindolfo, no caso do ensino fundamental, por exemplo, o objetivo é fazer com que as crianças, ao trabalhar com recursos tecnológicos, tenham mais familiaridade com as diferentes linguagens. Já no caso do EJA, há uma maior preocupação com a capacitação profissional. Elaine explica que, como as ações estão integradas às atividades desenvolvidas pelos professores, a tecnologia entra como mais um recurso para discutir as questões voltadas para a área profissional. “A ideia é que a tecnologia esteja a serviço do aprendizado”, finaliza.