Santo André entrega as primeiras unidades habitacionais de 2013

No total, 132 famílias dos núcleos Homero Thon e Pedro Américo serão beneficiadas; ato faz parte das comemorações do aniversário da cidade

Famílias moradoras de áreas de risco dos núcleos Homero Thon e Pedro Américo estão de mudança. Neste sábado (13), às 10h, em cerimônia solene com a presença do prefeito Carlos Grana e da Ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, os moradores receberão os 132 apartamentos do Conjunto Residencial Juquiá, no Jardim Cristiane. A ação faz parte das comemorações dos 460 anos da cidade. Este é o primeiro condomínio entregue pela atual Administração.
Desde o início do ano, a Prefeitura de Santo André e a Caixa Econômica Federal assessoraram os futuros moradores nos processo de oficialização de condomínio, eleição de síndico, abertura de firma – com registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) –, abertura de conta corrente, assembléia para escolha de empresa que irá administrar o condomínio e contratação de companhia de fornecimento e instalação de gás, procedimentos necessários para a entrega das unidades para moradia.
A partir da próxima semana, inicia-se o cronograma de mudanças das famílias ao novo condomínio. A programação deve se estender por 45 dias. Simultaneamente, os imóveis desocupados nos núcleos Pedro Américo e Homero Thon serão demolidos e os entulhos, removidos.
Recentemente, uma nova normativa da presidenta Dilma Rousseff, voltada aos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, estabeleceu que todas as unidades habitacionais passariam a ser entregues com piso cerâmico em todos os cômodos e corredores das áreas comuns, visto que antes apenas o banheiro e cozinha tinham este acabamento. Inicialmente, o conjunto Juquiá não seria contemplado com esta normativa, devido às obras terem sido concluídas em 2012. No entanto, graças ao trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, o piso cerâmico já foi colocado em todas as unidades.
Embora a construção dos prédios tenha sido finalizada no último ano, ainda havia trâmites que deveriam ser executados para que as famílias pudessem se mudar para os apartamentos. Os procedimentos foram retomados pela nova Administração, tornando possível a entrega efetiva do conjunto residencial.
As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação trabalham em busca de novas áreas para a produção habitacional, visando reduzir o déficit de moradias do município e atingir a meta da Administração em construir 5 mil novas unidades nos próximos quatro anos, ou seja, 2 mil unidades a mais do que previsto no plano de governo. A ação faz parte dos esforços desta gestão em reduzir o déficit habitacional do município e remover moradores de áreas de risco, produzindo moradias mais dignas para a população.
Ao todo, os empreendimentos Juquiá/Londrina receberam R$ 27 milhões do Minha Casa, Minha Vida, programa do governo federal. A Prefeitura, como contrapartida, doou o terreno.
Londrina – No mesmo evento, será iniciada a etapa administrativa para a entrega dos apartamentos do Condomínio Residencial Londrina, com a assinatura de contrato junto à Caixa Econômica Federal. No dia 5 de abril, os futuros moradores participaram da escolha dos apartamentos. Há ainda um cronograma composto pela entrega da documentação das últimas 70 famílias para Caixa, assinatura dos contratos, assembléia de constituição de condomínio e eleição do síndico, além de outros procedimentos necessários para a mudança. Ao todo, são 220 unidades habitacionais a serem entregues no início do segundo semestre.