Evento tem como objetivo discutir, juntamente com a comunidade, propostas para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participou no último sábado (20) da abertura da 3ª Conferência Municipal da Cidade, no Salão Nobre da Universidade Metodista, Campus Rudge Ramos. Durante a solenidade, Marinho destacou a necessidade de pensar a cidade para o amanhã, considerando o coletivo. “Durante o debate, é preciso que pensemos não só no indivíduo, mas nas pessoas como um todo, a partir de cada ação a ser tomada. Vamos elaborar propostas que tenham sempre em seu centro a melhoria da qualidade de vida de todos”, disse.
O chefe do Executivo ainda anunciou que a Câmara dos Vereadores receberá, em breve, o projeto de lei estabelecendo o IPTU progressivo, que será mais uma ferramenta para colocar em prática o decreto assinado nesta sexta-feira (19), estabelecendo a regulamentação do Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios (PEUC) de áreas ociosas da cidade.
O secretário de Planejamento Urbano e Ação Regional, Alfredo Buso, falou sobre os avanços conquistados nos últimos anos na área urbanística, como a aprovação, em dezembro de 2011, do Plano Diretor, que é instrumento básico na política de desenvolvimento e expansão urbana e que norteará o planejamento do município nos próximos dez anos. “Aqui em São Bernardo a reforma urbana está a todo vapor. Portanto, nossa tarefa é compartilhar as nossas experiências exitosas, discutir e implementar a reforma urbana no estado de São Paulo e País”, concluiu.
Após a abertura os participantes assistiram à palestra do vereador de São Paulo, mestre e doutor em estruturas ambientais urbanas e livre-docente em planejamento urbano pela USP, Nabil Bonduki, sobre o tema da 5ª Conferência Nacional das Cidades: ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!’. Bonduki ressaltou a necessidade da integração das políticas urbanas com as políticas setoriais. “As políticas urbanas precisam ser articuladas com as políticas de habitação, de mobilidade e de saneamento. A discussão que precisamos ter é qual o caminho para chegar a esse resultado”, frisou.
O evento também contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Marcos Camargo Campagnoni, do membro da coordenadoria executiva da 5ª Conferência Nacional das Cidades e do Conselho Nacional das Cidades, Antonio Cosme de Almeida, da deputada estadual Ana do Carmo, vereadores e secretários municipais.
Conferência – O objetivo do encontro é oferecer um espaço onde poder público e moradores possam discutir, juntos, como assegurar o desenvolvimento urbano sustentável de São Bernardo. Durante a Conferência, representantes do governo e de diferentes segmentos da sociedade civil vão debater e elaborar propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional das Cidades. Também serão eleitos 60 delegados para representar o município no encontro Estadual, que será realizado de 26 a 28 de setembro, no Memorial da América Latina.