“São Caetano retomará seu lugar de melhor cidade do Brasil”

Em entrevista exclusiva ao Imprensa ABC, o vereador e líder atual do governo na Câmara Jorge Salgado (PTB) fala dos primeiros meses da nova administração da cidade, dos projetos que pretende implantar e da dívida deixada pelo ex-prefeito José Auricchio Jr.

Vereador Jorge Martins Salgado

Imprensa ABC – Qual a sua avaliação dos primeiros meses da administração do Paulo Pinheiro?
Salgado – “Quando há uma renovação, mesmo em uma cidade pequena (15 km2) como São Caetano, os primeiros meses da nova administração são complicados. É necessário fazer um levantamento preciso em todas as áreas e departamentos, para então colocar em prática o plano de governo apresentado no período de campanha.Se entendermos essa necessidade, a administração do Paulo (Pinheiro) está no caminho certo, traçando prioridades e elaborando um cronograma para os quatro anos. A quitação da dívida no Esporte e a retomada do repasse dos créditos ao Cartão Alimento, que garante a 8 mil famílias complemento financeiro para ser utilizado em supermercados credenciados, são exemplos desse processo de transição do governo.

Imprensa ABC – Muito se fala sobre uma possível CPI do governo Auricchio. O que o senhor pensa a respeito?
Salgado – “Antes de qualquer coisa, fazer uma CPI de um governo que já terminou significaria atrapalhar e muito a administração atual. Isso poderia ser realizado, mas com evidências concretas. Com relação a dívida pública, foi criada uma comissão mista, entre Executivo e Legislativo, que acompanhará as negociações e os pagamentos. Quem diz que é a favor de uma CPI, o faz por questões eleitoreiras e políticas, ou seja, pra chamar a atenção. Vale lembrar que todas as prefeituras têm de prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado. Se comprovada alguma irregularidade, o Ministério Público julgará e condenará os responsáveis”.

Imprensa ABC – A Câmara tem hoje 19 vereadores, sete a mais que o último mandato. Essa mudança está sendo benéfica para a cidade?
Salgado – “Quantidade nem sempre está ligada a qualidade. Vereador bom é aquele que ouve a população, que está sempre com a porta do gabinete aberta e em busca de melhorias para todos, não só através da fiscalização e da legislação, mas com sugestões e críticas construtivas. Se todos colaborarem, com certeza será melhor pra cidade. Ainda é cedo pra dizer”.

Imprensa ABC – Quais são seus principais projetos para esse ano?
Salgado – “Um dos principais já é realidade. A entrega de fraldas geriátricas descartáveis na residência dos munícipes é uma conquista importante para as pessoas que precisam desse cuidado. Além disso, é preciso disponibilizar uma Delegacia de Defesa da Mulher e um Centro de Amparo ao Idoso Carente, projetos que o prefeito também quer implantar. Isso sem contar a ampliação de programas sociais como o Profamília e avançar em áreas sensíveis como a saúde e o trânsito. Em 2015, São Caetano retomará seu lugar de melhor cidade do Brasil”.

Imprensa ABC – Atualmente, a violência é um dos problemas que mais preocupam a população da cidade. O senhor sempre apoiou e buscou mais autonomia para a Guarda Civil Municipal. Essa é a saída para a cidade ficar mais segura?
Salgado – “Segurança pública é responsabilidade do Governo do Estado, mas não podemos ter isso como premissa de assunto encerrado. Felizmente, a prefeitura tem condições de oferecer mais segurança dentro do município, o problema são as divisas. Por isso defendo a união das polícias Militar e Civil. O prefeito tem cobrado diariamente maior policiamento no entorno da cidade e os índices de assaltos já melhoraram”.