Fabio Palacio avalia melhoria na segurança da Av. Almirante Delamare

Palácio cobra mais segurança nas divisas de São Caetano com São Paulo

No último dia 17 o vereador Fabio Palacio foi a São Paulo e reuniu-se com o Major PM Fernandes, atual comandante interino do 46º BPM, o Capitão PM Vila Real da 1ªCIA e o Delegado Titular do 95º DP, Dr. Valdecir Alves dos Reis, para tratar das ocorrências na Avenida Almirante Delamare, divisa com o município de São Caetano do Sul.
Em janeiro, Fabio Palacio enviou ofício ao Governo do Estado, solicitando o aumento de efetivo da Policia Militar, no local. Na mesma época, a delegacia da região registrou 83 queixas de roubo.
Nesta reunião o vereador foi muito bem recebido e ficou satisfeito com as notícias. “As estatísticas apresentadas mostram uma diminuição dos crimes na região. Sei que ainda há muito o que fazer, mas as ocorrências estão sendo combatidas ostensivamente. Houve queda nos índices de 50%, na primeira quinzena entre fevereiro e março”, pontuou Palacio.
Segundo o Capitão Vila Real, de janeiro a março foram 43 apreensões de menores. “Esta é a situação mais complicada que enfrentamos no dia a dia. Um dos menores foi preso sete vezes, sendo que três delas, na mesma semana, e duas vezes num mesmo dia. Quando o infrator é menor, estas situações acabam se repetindo e não temos muitos recursos”, analisou Vila Real
A geografia do local é outro fator que atrapalha no patrulhamento. “Por mais que os policiais conheçam o bairro, as travessas, alguns lugares tem difícil acesso de viatura, por exemplo”, explicou o Major.
Outra questão que precisa ser resolvida e independe da PM são os comércios irregulares da região. “Falta um pouco mais de fiscalização na questão dos bares clandestinos, por parte da Prefeitura Municipal. Este tipo de atividade fomenta o aumento da criminalidade. Com relação à iluminação, ações como poda de árvore, a subprefeitura tem trabalhado interinamente. Existem também as reuniões do CONSEG – “Conselho de Segurança”, com a presença do subprefeito em todas elas”, completou o Major Fernandes.
Para combater toda esta problemática, Policia Civil e Militar estão integradas. “Quando assumi o 95º DP, não atendíamos ocorrências de flagrante da PM. Fizemos um trabalho de remanejamento de horários na unidade e passamos a atendê-las, das 8h às 20h. Nos dias em que a ocorrência acontece fora deste horário, recebo o aviso da PM e vamos até o local”, informou o Delegado Dr. Valdecir.
Além desta constante parceria, a Guarda Muncipal de São Paulo trabalha em conjunto com as unidades, na segurança dos próprios públicos. A população está ativa no combate ao crime na região, o site www.voceseg.blogspot.com, alimentado pela comunidade, dá diretrizes aos policiais de onde estão as ocorrências.
Ainda neste mês, o vereador Fabio Palacio deve apresentar um gráfico na Câmara Municipal, com dados comparativos das ocorrências anteriores à força tarefa e após sua constante realização.