São Bernardo usa teatro de fantoches como ação preventiva de segurança

Bonecos são manipulados por integrantes da Guarda Civil Municipal e discutem temas como segurança urbana, trânsito e meio ambiente

São Bernardo usa teatro de fantoches como ação preventiva de segurançaA Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo (GCM) criou um método próprio para se comunicar com as crianças da rede municipal de ensino. Os guardas da corporação, que fazem a ronda nas escolas, resolveram conversar com as crianças através de fantoches, por acreditar que de forma lúdica, e com a figura dos bonecos, poderiam passar mensagens construtivas. A experiência deu certo e assim nasceu o Grupo de Teatro de Fantoches da GCM. Hoje os bonecos debatem com as crianças temas que elas vivenciam no cotidiano, como segurança urbana, trânsito e meio ambiente. Os temas são apresentados de forma preventiva como explica a coordenadora do grupo teatral, a guarda civil municipal Rosangela Brito Correia. “A intenção é atuar preventivamente, tratando o problema pela raiz ou até mesmo antes de ser pensado”, revelou. Segundo a coordenadora, o método é eficaz pois envolve todos os sentidos da criança, levando-as a interagir com os bonecos numa linguagem simples e adequada para a faixa etária de 5 a 10 anos, sempre com muito bom humor.
O retorno das crianças é imediato, conta Rosangela. “Isso mostra que elas absorvem bem a mensagem”. A GCM relata também que ao retornar às escolas, observa que as crianças vivenciam a fantasia dos bonecos no seu cotidiano escolar, cobrando do coleguinha que não jogue lixo no chão, que seja solidário, entre outros pontos positivos.
A aluna da Emeb Kazuê Fuzinaka, Aline Lopes, de 7 anos, vibrou com a apresentação e disse que aprendeu que não se deve poluir as águas e nem jogar lixo no chão. “Não quero ser como o Churuminho se referindo ao personagem que gosta de sujar a cidade jogando lixo por onde passa.
Já o garoto Omar dos Santos, de 6 anos, destacou a apreensão de animais silvestres, abordado na peça. “O caçador vendeu a jaguatirica como sendo um gato. Isso não é certo. Se quiser um gato, peço para minha mãe adotar um”, argumentou o aluno.
Outro aspecto importante destacado pela GCM, é que independente da idade, este trabalho funciona como interventor no meio social e aproxima o guarda civil da comunidade, resgata os laços de confiança entre o agente uniformizado e armado com o cidadão.

O grupo

O Grupo de Teatro de Bonecos da GCM, criado há três anos, tem dois espetáculos prontos, “O Caçador de Jaguatirica”, que fala sobre a preservação do Meio Ambiente e a “Travessia Encantada”, que trata de problemas relacionados ao trânsito, com roteiro assinado pelo próprio elenco. O grupo também faz adaptações para outros temas se solicitado. Para este ano, a intenção é estreitar a parceria com a Secretaria de Educação do município e cobrir todas as escolas da rede municipal. O pedido para apresentações é feito pelo e-mail : teatro.gcm@saobernardo.sp.gov.br ou pelo telefone 4126-3930.

Agenda

Dia 24/5, às 14h
Creche Padre Dehon – Estrada do Cocaia, 1238 – Riacho Grande

Dia 25/4, às 9 e às 14h
Emeb Tales de Andrade – Rua Austrália, 80 – Jd. Sto Ignácio

Dia 30/4, às 9h30
Creche Pequeninos do Futuro – Shekinah – Rua Fábio da Silva Prado, 115 – Vila Flórida

Dia 30, 15h
Creche José Cataldi – Rua João Gerbelli, 330 – Demarchi