Durante plenária do PPA Participativo, Luiz Marinho reafirma importância da democracia direta

Na 5ª plenária do PPA Participativo 2014/2014, na região do Parque Hawaí, população escolheu como prioridade saúde, segurança urbana e transporte

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, afirmou, durante a quinta plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2014/2017, realizada na noite de terça-feira (7) na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Alfredo Scarpelli, no Parque Hawaí, que o planejamento junto com a população das principais ações da administração municipal é um sucesso e continuará sendo realizado durante os próximos quatro anos de seu governo.
Nas plenárias do PPA, que acontecem em todo o município até o dia 28 deste mês, a comunidade é chamada a discutir e definir as prioridades de investimento para o município. Na reunião do Parque Hawaí, compareceram cerca de 350 moradores, dos quais 176 se cadastraram para participar dos debates. Eles apontaram como prioridade os temas da saúde, segurança urbana e transporte.
Para o chefe do Executivo, o processo de democracia direta, iniciado em 2009 com a realização do primeiro PPA Participativo, resultou em muitas conquistas para a cidade, como a construção do Hospital de Clínicas, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de Centros Educacionais Unificados (CEUs) e de mais de 3,8 mil moradias.
“A população está entendendo que sua participação efetiva na definição dos rumos da cidade melhora muito a qualidade da gestão pública, que detecta com mais facilidade as demandas da comunidade. Em função disso, o planejamento dos próximos quatro anos da anos da cidade continuará sendo feita junto com a população”, garantiu Marinho.
Durante o encontro, o prefeito também falou sobre o Projeto Executivo de Urbanização Integrada para o Parque Esmeralda, demanda escolhida pela população como prioridade no Orçamento Participativo. De acordo com ele, esse projeto será apresentado à comunidade até o final do primeiro semestre.
Para o metalúrgico Francisco de Assis Pereira, de 45 anos e morador do Jardim Nosso Senhor do Bonfim, um dos mais de 15 bairros que compõem a região, o processo de participação da população nas decisões da Administração é o melhor exemplo de democracia direta em uma cidade. “Democracia é isso. Todos juntos discutindo os rumos da nossa cidade. Nesse espaço todos têm a oportunidade de falar e opinar. Quem ganha com isso é a população”, ressaltou.