O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, que também preside o Consórcio Intermunicipal ABC, debateu durante reunião extraordinária da entidade da última segunda-feira (20) a necessidade de implantação de uma unidade regional da Rede Lucy Montoro, voltada à reabilitação física e fornecimento de órteses e próteses.
A assembleia contou com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, secretários de saúde da região e representantes dos Grupos de Trabalho Saúde e Pessoa com Deficiência do Consórcio.
“A ideia é organizar um novo encontro com o governador, provavelmente em julho, para debater essas prioridades, e esses encontros têm servido para prepararmos essa Agenda. Nós gestores estamos bastante animados com o conjunto de ações que serão anunciadas”, citou Luiz Marinho.
A instalação do centro de excelência em reabilitação foi incluído entre as demandas da Agenda Metropolitana do Grande ABC, pactuada com o governador Geraldo Alckmin em 2011. Este ano, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo iniciou série de encontros com secretários estaduais para a retomada dessa Agenda nas várias áreas de interesse regional.
Para Linamara, a região reúne todas as condições para abrigar uma unidade da Rede Lucy Montoro. “O Governo do Estado reconhece que o ABC tem trabalhado de forma extremamente articulada conosco. Isso é um fato histórico. Aqui é uma região muito populosa e com alto nível de industrialização, que pode acarretar desde doenças de trabalho a acidentes e lesões, e isso justifica a vinda de uma unidade como essa no ABC”, explica.