Estudo promove recomendações de recuperação e proteção integral do parque
A penúltima oficina do Plano de Manejo do Parque Natural do Pedroso acontece na próxima segunda-feira (27). O encontro tem o objetivo de prestar esclarecimentos e levantar sugestões da população sobre as categorias de proteção e recuperação ambiental, desta vez focando na Zona de Amortecimento, ou seja bairros e cidades vizinhas.
A participação de moradores dos bairros Pq. Miami, Jardim Riviera, Recreio da Borda do Campo, Jardim Santo André, Vila Rica e Cata Preta, ONGs (Organizações Não Governamentais), de entidades interessadas na questão ambiental e de conselheiros do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão Ambiental de Santo André) tem sido de extrema importância para o sucesso das discussões do Plano. “Esta participação tem sido enriquecedora para qualificar este diálogo fundamental e sensibilizar a todos a respeito da importância de uma Unidade de Conservação, como a do Pedroso, para a nossa cidade”, explica a Coordenadora de Programas da Superintendência do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e articuladora do poder público do Convênio Técnico da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA) e USP (Universidade de São Paulo), Elena Maria Rezende.
A última oficina do Plano de Manejo ocorrerá no dia 4/6. Ela encerrará a fase consultiva do estudo. Depois, o texto do plano seguirá para análise e consulta pelos membros do Comugesan. A versão final será submetida à votação em agosto. Após a aprovação pelos conselheiros, o Semasa encaminhará o documento à Câmara Municipal em formato de Projeto de Lei do Executivo.
O que é o Plano de Manejo
A sustentabilidade do Parque depende de seu plano de manejo. Seu principal instrumento de gestão é o zoneamento e mapeamento da Unidade de Conservação (UC), para organizar espacialmente estas zonas sob diferentes graus de proteção e regras de uso.
O plano de manejo também inclui medidas para promover a integração do Parque à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que implementação da UC seja mais eficiente. É também neste documento que as regras para visitação são elaboradas. A USP, por meio de convênio técnico com a Dersa, tem a responsabilidade de discutir o estudo com a Sociedade Civil e órgãos públicos para entregar uma proposta deste Plano ao município. O Semasa atua como parceiro técnico, uma vez que é o órgão responsável pela gestão da Unidade de Conservação.
O Plano de Manejo do Parque do Pedroso faz parte das ações de compensação ambiental promovidas pela Dersa em razão das obras do Rodoanel, trecho sul.