Prefeito Luiz Marinho assina termo de adesão ao programa ‘Crack, é possível vencer’

Programa do Governo Federal prevê ações integradas e articuladas nas áreas de saúde, assistência social e segurança

São Bernardo do Campo aderiu ao programa ‘Crack, é possível vencer’, do Governo Federal. O prefeito Luiz Marinho assinou o termo de adesão à iniciativa na manhã da última sexta-feira (24), na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, na região central da capital paulista. Outros 14 municípios do Estado de São Paulo assinaram o termo.
Entre outras autoridades, também participaram do evento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e Ana Flávia Peloso, representando o Governo do Estado de São Paulo.
O programa, que tem orçamento de R$ 4 bilhões da União até o final de 2014, prevê a expansão da rede de enfrentamento ao crack e outras drogas e ações integradas e articuladas com as áreas de saúde, assistência social e segurança.
A ideia é oferecer mais prevenção e um tratamento integrado aos dependentes por meio da articulação da União, estados, municípios e sociedade civil. Nesta primeira etapa do programa, estão participando municípios com população acima de 200 mil habitantes.
Segundo Marinho, esse trabalho multidisciplinar é uma forma eficiente de abordar o problema das drogas. Ele também chamou a atenção sobre o papel importante da sociedade e da família. “É preciso criar políticas públicas para vencer a dependência, mas sem deixar de endurecer em relação ao crime”, afirmou.
De acordo com o ministro José Eduardo Cardoso, para a eficácia do plano de enfrentamento ao crack é preciso diferenciar as organizações criminosas dos usuários e dependentes químicos. “Em relação aos criminosos e aos narcotraficantes, não podemos ser românticos, mas sim eficazes. Do outro lado, o dependente químico deve ser atendido com bons tratamentos de saúde e boas políticas públicas. Ou seja, sansão penal para traficantes e reinserção para usuários”, disse.
Para auxiliar o planejamento e o monitoramento das ações nos municípios, foi criado dentro do Sistema de Informação e Monitoramento da Presidência da República (SIMPR) a área do programa ‘Crack, é possível vencer’. O acesso ao sistema é feito por meio do endereço https://simpr.presidencia.gov.br/crack.
Os outros municípios que assinaram o termo de adesão foram Araraquara, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Rio Preto, Sorocaba, Santos, Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo.