No mês de maio, a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou um novo projeto: o São Caetano tem samba. Como forma de resgatar o samba brasileiro, o evento é um dia dedicado à música e conta com participação de grupos da região, abrindo espaço para bandas independentes.
Em junho, portanto, as apresentações acontecem no próximo dia 2, das 14h às 18h, no Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320 – Bairro São José).
Nesta edição, sobem ao palco os seguintes grupos: OYA, Dedicasamba, Samba é meu dom e Aliados do Criador. Haverá ainda participação e animação do professor Edilson Moura e dos alunos do projeto Dança é cultura nos clubes.
Com o objetivo de resgatar e promover a manutenção da cultura popular brasileira, o Projeto Samba é Meu Dom surgiu em dezembro de 2011 e mantém até hoje a sua linha de pesquisa, divulgação e exaltação dos inúmeros compositores, intérpretes e sambistas que fizeram sucesso no passado, mas hoje não partilham do mesmo espaço na mídia.
Formado por Douglas (Violão 7 Cordas), Wanderson (Cavaquinho), Fabiano (Banjo), Vagner “Biro” (Pandeiro), Everton “Fumaça” (Rebolo), Robson “Bibi” (Percussão), Elton “Juruna” (Repique-de-Anel) e Rodrigo “Neguinho” (Surdo), o Samba é Meu Dom tem como principais influências nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulo da Portela, Noel Rosa, Ismael Silva, Wilson Batista, Pixinguinha, Donga, Candeia, Monarco, Nei Lopes, Wilson Moreira, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, João Nogueira, Demônios da Garoa, Nelson Sargento, Beth Carvalho, etc.
O grupo Aliados do Criador iniciou suas atividades em 2001, com o objetivo de levar alegria, paz, amor e fé aos corações daqueles que ainda não conheceram o evangelho. Com a proposta da música e através do ritmo mais popular da nação que é o samba, o grupo tem alcançado êxito nos seus objetivos.
Composto por Tié, Marcelo Lopes, Zezeu e Renanzinho ADC, o Aliados congrega pela Igreja Batista em Vila Gerty e tem entrado no cenário musical com forte vantagem nos últimos dois anos.
No ano de 2009, o grupo firmou um projeto de gravação do seu primeiro trabalho com o apoio do músico Claudio Bonfim, baixista do Exaltasamba, que assinou a Direção e Produção musical do CD reunindo os melhores músicos da atualidade no seguimento do samba e pagode.
As apresentações são gratuitas e de classificação livre. Mais informações pelos telefones 4232-1237 e 4232-1294.