Fiscais da Prefeitura de São Bernardo interrompem crime ambiental no Pq. Los Angeles

Infratores, que foram autuados, derrubaram de forma irregular cerca de 30 mil metros quadrados de mata original

Fiscais da Prefeitura de São Bernardo interrompem crime ambiental no Pq. Los AngelesA fiscalização da Prefeitura de São Bernardo constatou, na manhã da última segunda-feira (3), a derrubada irregular de cerca de 30 mil metros quadrados de mata em um terreno localizado a altura do número 10.520 da Estrada Galvão Bueno, no Parque Los Angeles. Os infratores que estavam no local foram autuados e um trator foi apreendido.
O terreno está localizado em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais. Parte do desmatamento foi feito na faixa de proteção de 50 metros ao redor da Represa Billings.
De acordo com técnicos da Prefeitura, mesmo se tratando de um terreno particular, é necessária uma licença ambiental, documento que os infratores não possuíam, para realizar qualquer tipo de intervenção na vegetação original.
A infração foi constatada depois de uma denúncia à Guarda Civil Municipal (GCM), que acionou a equipe de fiscalização da Secretaria de Gestão Ambiental.
A partir da autuação, a Prefeitura realizará o embargo da área de modo a impedir o prosseguimento do dano ambiental. Após o embargo, técnicos do poder público farão o levantamento da extensão dos danos causados ao meio ambiente e a mensuração do valor da multa. Os infratores poderão ter que fazer a recuperação ambiental do local desmatado.
Segundo o secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Caetano, o trabalho de combate ao desmatamento vem sendo intensificado pela Prefeitura, inclusive pelo ar, usando helicópteros para chegar aos locais de difícil acesso.
Moradores podem denunciar crimes ambientais diretamente na Secretaria de Gestão Ambiental, por meio do telefone 0800 7770-8156.